Marketing de Nostalgia

Marketing de Nostalgia
2 minutos para ler

Marketing de Nostalgia. Uma certeza que ficou muito forte nos últimos meses e continua crescendo é a nossa necessidade de afeto e carinho e como isso interfere nas nossas decisões.

Por isso o Marketing de Nostalgia tem crescido muito nos últimos anos.

Em resumo, nada mais é do que utilizar temas e produtos do passado na estratégia de marketing da empresa para despertar em seus consumidores aquela vontade de matar a saudade.

E porque ele funciona tão bem? Com a incerteza do para onde vamos, automaticamente buscamos o caminho de onde viemos. O ato do consumo traz uma sensação de conforto e segurança, a base da pirâmide de Maslow.

Mas não pense que isto é feito de qualquer forma. Nesta linha de pensamento, produtos e serviços que estão utilizando desta estratégia, mas totalmente dentro de todo o processo revestido de tecnologia.

Quer exemplos práticos?

Um grande banco utilizou personagens de um desenho animado clássico para explicar as novas funções do seu site.

Restaurantes e cafés passaram a utilizar a técnica de Lettering, as letras desenhadas com giz num quadro, para divulgar seus menus.

Uma empresa de comunicação criou uma rádio que só executa músicas de uma determinada década.

Uma outra vantagem do marketing de nostalgia é sua capacidade para conectar gerações. Millenials tem uma característica muito peculiar de consumo. Ele quer se sentir parte do processo, tem que ter algum sentimento. E o Marketing de Nostalgia traz a geração anterior para reforço deste conteúdo, atuando como advogados da marca ou do serviço.

Já viu as barbearias atuais? Elas podem ter produtos modernos, mas o ambiente nos remete aos anos 50. Cadeiras, iluminação, quadros e até mesmo aquele símbolo tradicional na porta de quase todas elas são assinaturas de marketing de nostalgia.

É como se de repente sentíssemos saudades do que não vivemos.

Sabendo disso! Já pensou em como aplicar esta estratégia nos seus negócios?

Você também pode gostar