Por que investir em marketing de conteúdo B2B? Veja 4 motivos!
Gerar valor para uma marca por meio do compartilhamento de conteúdo com o público é uma estratégia que tem garantido excelentes resultados atualmente. Neste texto, vocês vão descobrir por que e como usar o marketing de conteúdo B2B para atrair e reter clientes.
O termo B2B significa Business to Business, ou seja, uma iniciativa de uma empresa que busca alcançar outra empresa. No marketing de conteúdo B2B, o propósito é criar materiais informativos que ajudem a persona do negócio a perceber a sua marca como confiável e digna de uma parceria.
Continuem a leitura e vejam como alavancar os resultados com esse tipo de estratégia.
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo B2B?
Muitas corporações ainda se prendem às tradicionais ações de marketing, no entanto, queremos que vocês conheçam 4 dos benefícios de investir no marketing de conteúdo. Confiram a seguir.
1. Construir um relacionamento com o cliente
Ao apresentar textos, vídeos, e-books e infográficos que abordem temas do interesse do público-alvo, é possível começar um diálogo saudável com os representantes das empresas que são clientes em potencial. O relacionamento passa a ser mais orgânico e inicia com uma ajuda aos problemas enfrentados pela persona.
2. Melhorar o processo de nutrição de leads
Uma das práticas valiosas do marketing de conteúdo B2B é a nutrição de leads, que significa a manutenção do relacionamento com a empresa até que ela esteja preparada para fechar negócio com sua marca. Ao longo desse contato são compartilhados materiais que agregam valor à persona e conduzem a jornada do consumidor até a conversão.
3. Tornar-se autoridade no mercado
Ao ajudar seus leads, vocês mostram que seu negócio tem domínio na área de atuação e pode oferecer as melhores soluções. Unindo os conteúdos de valor e o processo de nutrição, a marca passa a ser lembrada constantemente de forma positiva pelo público-alvo, se tornando uma autoridade no mercado.
4. Aumentar a retenção dos clientes
O marketing de conteúdo B2B não serve apenas para atrair novos leads e converter vendas. É útil também para aumentar os índices de retenção de clientes. Isso porque a jornada do consumidor cria relacionamentos fortes entre as duas empresas e eles tendem a durar muito mais tempo e gerar melhores resultados.
Como montar sua estratégia de conteúdo?
Queremos ajudar vocês na elaboração de uma estratégia de marketing de conteúdo B2B eficiente. Por isso, separamos algumas dicas pontuais para implementar a iniciativa. Veja:
- criem um planejamento completo da estratégia, com metas de curto e longo prazo;
- estabeleçam indicadores que possibilitem o acompanhamento dos resultados;
- definam as personas que são alvo da iniciativa e a linguagem ideal para alcançá-las;
- criem conteúdos de qualidade, diversificados, atrativos e compartilháveis;
- estimulem o relacionamento com as personas, pedindo feedback e mostrando prontidão para tirar dúvidas.
Agora vocês já podem começar a estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo B2B. Esperamos que este texto tenha mostrado o potencial dessa técnica para criar laços mais fortes com os clientes corporativos e alavancar os negócios.
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