Marketing cada vez mais interativo

marketing interativo
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Com as mudanças cada vez mais rápidas nas formas de nos comunicarmos, o marketing está cada vez mais interativo, aproveitando das redes sociais para estar próximo dos clientes.

E desta forma o consumidor deixou de ser apenas um receptor da mensagem e se tornou um co-autor do conteúdo. Esta interatividade entre as empresas e seus consumidores vem crescendo a um ponto que passa a ser um diferencial na escolha por esta ou outra marca.

Para entender esta mudança basta analisar como as empresas mudaram sua forma de atuação nas redes digitais nos últimos anos. De uma vitrine estática, onde a empresa apenas se apresentava com sites fechados e pouco conteúdo, migramos para uma época em que o consumidor que também passou por uma mudança de comportamento está criando oportunidades de interação para auxiliar na criação de produtos e serviços.

Uma forma de você auxiliar nesta interatividade é oferecer quizzes para o seu cliente consumir.  As redes sociais apresentam diversas formas de realizar esta pesquisa, de forma leve e que o consumidor pode ajudar você a desenhar sua estratégia.

Algumas sugestões:

  • Batalhas: criar batalhas traz um caráter lúdico e é muito utilizado no segmento de moda , onde você consegue , por exemplo, avaliar as futuras estampas em que o consumidor vai respondendo de forma divertida e acaba trazendo dados para sua empresa. Muito comum este tipo de ação para avaliar o look de celebridades no red carpert do Oscar, por exemplo.
  • Webinar: uma ótima oportunidade de apresentar novos conteúdos e observar a interação dos participantes e também conseguir novos leads para a sua empresa. Você pode por exemplo colocar o designer para explicar seu trabalho de criação para uma nova linha de objetos e com isto conseguir mais referências que podem enriquecer o processo.
  • Concursos: o tradicional concurso ainda é válido para muitos segmentos. O case da Batata Lay’s trouxe interatividade ao colocar em votação qual o sabor que deveria ser lançado pela empresa. Além de criar um vínculo com o consumidor, gera uma expectativa entre os participantes, que além disso concorriam a prêmios.
  • Calculadoras: para alguns segmentos é uma ótima dica. Calcular quanto vai de carne no churrasco e já colocar uma lista de compras de sugestão ou calcular quanto vai de tinta para uma área e ofertar um cupom de desconto.
  • Sorteios: muito útil para geração de novos leads, mas nem sempre qualificados. Você pode realizar um sorteio de um produto seu ou de um fornecedor parceiro. Sucesso garantido!

Seja qual for a estratégia escolhida, lembre-se de que ao abrir a comunicação com o cliente você tem que estar aberto ao diálogo. Por isso é sempre bom avaliar o risco que você está correndo na sua ação.

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