Inteligência Artificial aplicada à gestão de pessoas

3 minutos para ler

Um dos temas mais discutidos dos últimos anos na área de Recursos Humanos é como a Inteligência Artificial pode ajudar a melhorar os processos, tornando a área mais estratégica.

Primeiro vamos desmitificar Inteligência Artificial. Este termo foi utilizado pela primeira vez após a segunda guerra mundial e sempre permeou a fantasia humana. Apesar de parecer coisa de ficção cientifica, a IA está cada vez mais presente no nosso dia a dia seja no smartphone, através das redes sociais ou até mesmo no atendimento de grandes empresas.

De forma bem resumida, a inteligência artificial nada mais é do que uma série de programas de computador que passam a utilizar um determinado racional partindo de uma série de informações que recebe dos seres humanos. O programa aprende o comportamento padrão do ser humano e a partir disto pode repetir ou selecionar os próximos passos, buscando sempre pontos de melhoria.

Quando falamos em gestão de pessoas estamos falando de diversos processos que envolvem desde o início do processo de contração, seleção como também avaliação dos funcionários entre outros tantos onde a Inteligência Artificial vem sendo utilizada com sucesso.

Se avaliarmos a área de Recrutamento & Seleção os ganhos de tempo são infinitos. O processo se inicia no momento de abertura de uma vaga, onde o selecionador terá que escolher o profissional mais indicado para a vaga, e ele faz isto a partir de uma série de critérios internos, tais como: descrição do cargo, solicitações do requisitante. 

A Inteligência Artificial pode ajudar na seleção dos melhores currículos para aquela oportunidade, de forma mais rápida e mais assertiva. Diversas empresas já utilizam testes comportamentais nos seus processos que definem o perfil do candidato, ajudando a selecionar os melhores para aquela posição.  Afinal um mantra do RH é contrate caráter e treine habilidades, não é mesmo?

Depois do processo de seleção, outro ponto que a IA vem sendo muito bem aproveitada é na área de treinamentos, ajudando na gestão do conhecimento. Ele consegue criar trilhas de conhecimento para determinadas áreas, eliminando investimentos desnecessários e ajudando a desenvolver as habilidades realmente importantes para o cargo e assim selecionando e retendo os melhores talentos.

Também podemos utilizar a IA para auxiliar na gestão de clima organizacional, criando canais de comunicação automatizados e avaliando processos de comunicação para busca de melhorias.

A Inteligência Artificial não veio para eliminar pessoas, mas para ajuda-las a serem melhores profissionais reduzindo tempo com processos e as tornando mais estratégicas para as companhias.

E sua empresa, já está usando a IA nos seus processos?

Você também pode gostar