4 indicadores de treinamento e desenvolvimento para você utilizar
Investir em eventos corporativos e na capacitação de sua equipe é uma estratégia bem conhecida das empresas e não é à toa que, cada vez mais, os gestores apostam nela. Contudo, como você mensura todos os resultados após esse tipo de ação com os seus colaboradores? Você sabe que existem indicadores de treinamento e desenvolvimento para monitorar isso? Sabe como aplicá-los na prática?
Enfim, é justamente pensando nessa dificuldade de mensuração dos gestores que resolvemos preparar este post. Vamos mostrar dicas infalíveis e como é possível monitorar e avaliar os resultados de seus eventos corporativos para buscar cada vez mais melhorias.
E aí? Tudo pronto pra começar? Então, vamos lá!
1. Taxa de adesão
Talvez esse seja o mais simples e mais importante entre os indicadores de treinamento e desenvolvimento que você pode mensurar. Afinal, ele é puramente estatístico e muito simples de coletar os dados. Para tal, basta criar um controle do número de convites que você emite e o número de pessoas que, de fato, comparecem ao dia do evento.
Ainda, há a possibilidade de fazer uma avaliação mais criteriosa, por exemplo, incluindo uma porcentagem de pessoas que confirmam, mas não comparecem ou o número estimado de convidados pelo número de confirmações, entre outros.
2. Aplicação e aprendizado
Outra forma de mensurar os resultados de seus treinamentos é monitorar o aprendizado de seus participantes no dia a dia. Isso é fundamental para saber se o conteúdo apresentado durante o evento, de fato, foi útil para a equipe.
Caso contrário, é possível avaliar o que precisa ser revisto para as próximas produções e tomar decisões mais acertadas, como uma mudança de metodologia, de programação, de local de realização, entre outros fatores que possam influenciar na qualidade e no aprendizado dos participantes.
3. Tempo de permanência
Além dos outros indicadores de treinamento e desenvolvimento já citados, mensurar o tempo de permanência dos convidados durante o evento pode trazer respostas úteis para a sua empresa. Por exemplo, de que adianta ter uma taxa alta de confirmação, se as pessoas vão embora mais cedo?
Talvez a programação não tenha agradado, o local não atendeu às necessidades do público, o serviço foi abaixo do esperado etc. Enfim, há uma infinidade de possíveis fatores que só terão respostas se forem mensurados.
4. Valor médio de investimento
Sem dúvidas, esse é um dos mais importantes indicadores de treinamento e desenvolvimento que sua empresa pode mensurar. Há diversos fatores que podem ser inclusos no cálculo do ROI de um evento, mas de forma mais simplificada, podemos considerar a seguinte conta:
- imagine que seu investimento para a produção seja de R$50 mil e o retorno após o evento seja de R$250 mil;
- na fórmula básica do ROI para eventos, teremos 250.000 — 50.000/50.000, no qual o resultado dá 4;
- portanto, seu ROI é de 4x o valor inicial.
Enfim, esses são alguns dos principais indicadores de treinamento e desenvolvimento que podem mensurar dados importantes para o seu evento corporativo. Eles podem ajudar nas suas tomadas de decisões futuras, sempre buscando por melhorias e mais resultados nas próximas realizações.
Curtiu? Quer mais dicas preciosas para os seus eventos corporativos? Então, aproveite e confira também um cardápio perfeito para oferecer — e surpreender — seus convidados.