Home Office ou Home Based?
Você sabe a diferença entre estes dois termos? Pode parecer a um primeiro momento a mesma coisa, ou seja, você irá trabalhar de casa, mas existem diferentes nestes dois tipos de contratação e muitas dúvidas estão surgindo no mercado. Home Office ou Home Based?
O Home Office que se tornou quase a melhor solução para as empresas no ano passado e o “escritório em casa”. O profissional está trabalhando de casa, mas conectados com seus chefes e pares, através de reuniões ou sistemas de gestão. Do ponto de vista salarial, não há diferença já que o profissional está à disposição da empresa no mesmo período que estaria no escritório.
Já o Home Based significa que o colaborador não irá ao escritório, ele foi contratado para desenvolver seu trabalho ou projeto a partir da sua casa. A empresa fornece toda a estrutura para que ele possa trabalhar, mas nem sempre tem dia e horário fixo de funcionamento, assim como os salários, que podem variar de acordo com a demanda de trabalho e o seu empenho. Muito comum para área de vendas ou mesmo de Tecnologia da Informação
O trabalho inicia em casa, no caso de vendas a prospecção por exemplo e aí ele desenvolve outras ações como visitar clientes ou mesmo até estar em outros clientes fisicamente para suporte de TI, por exemplo, mas o trabalho diário mesmo é realizado de casa, ou seja, não existe necessidade deste profissional estar no escritório, ele trabalha de forma independente, quase autônoma, na sua prestação de serviço.
Para as empresas ambas as formas tratam de flexibilização do trabalho, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida de seus colaboradores, já que ambas permitem ao profissional evitar os congestionamentos e os transportes públicos lotados e ficar mais tempo com a família.
Para empresa gastos com aluguel de salas comerciais maiores, assim como luz, água e despesas de alimentação.
Seja qual for o caminho que sua empresa está buscando, vale salientar que o profissional contratado tem que ter conhecimento de todas as regras, vantagens e desvantagens que envolvem este ou aquele tipo de contratação.