Saiba como realizar a correta higienização dos utensílios de cozinha

utensílios de cozinha
4 minutos para ler

Em tempos de corona vírus, a atenção em relação a limpeza e a higiene redobrou nos últimos meses e tem se transformado em uma arma importante para a prevenção da doença. No entanto esta prática não deve se limitar apenas a lavar as mãos com mais frequência. Outros cuidados, como a higienização de utensílios de cozinha, é um ponto fundamental para vencer essa luta e evitar a proliferação do vírus.

É justamente sobre esse último assunto que vamos tratar ao longo deste texto, tendo em vista que os talheres, pratos e todos os demais equipamentos de uma cozinha são manuseados e compartilhados o tempo todo, especialmente em restaurantes, eventos e reuniões.

Sendo assim, vamos conferir as dicas?

Talheres

Se você possui uma lava-louças, esta tarefa passa a ser automática e muito mais fácil. No entanto como a maior parte dos brasileiros não conta com este tipo de equipamento, o jeito é colocar a mão na massa. Em primeiro lugar, o mais indicado é optar por talheres sem cabos de madeira ou de plástico, já que esses materiais facilitam o acúmulo de bactérias.

Depois, recomenda-se usar bastante detergente e limpar os utensílios de ponta a ponta com uma esponja nova. Por fim, escorrer em água quente ou morna pode ajudar nesse processo de higienização e a remover qualquer possibilidade de vírus ou bactérias. Há, ainda, quem utilize um pouco de álcool para desinfetar o metal.

Tábuas de corte

Hoje, há uma infinidade de materiais utilizados para se produzir tábuas de corte, como plástico, silicone e madeira. A higienização dos dois primeiros exemplos é mais fácil, pois podem ser lavadas em uma lava-louça comum ou à mão, sem grandes cuidados especiais.

Já a higienização da tábua de carne de madeira requer uma atenção maior. Primeiro, por se tratar de um material que acumula água mais facilmente. Segundo, pelo fato de a secagem incorreta poder gerar mofos ou coisas do tipo.

Por isso, vamos às dicas básicas. Se a tábua de madeira já apresentar cortes profundos e difíceis de se limpar, o melhor é “aposentá-la” e trocar por uma nova. Em relação a limpeza, pode-se usar detergente comum e uma esponja separada.

Água quente, mais uma vez é recomendada para matar as bactérias, e, um dos pontos mais importantes, deixe escorrer tudo, seque com um pano limpo e deixe a tábua de pé em um ambiente arejado até que esteja completamente sem umidade.

Panos de prato

Nossa última dica de higienização de utensílios de cozinha vai para os panos de pratos, já que também são essenciais e extremamente utilizados. Eles, normalmente, acumulam bactérias e até mesmo um possível vírus.

A dica é sempre ter um estoque de panos de pratos lavados e devidamente guardados em uma gaveta na cozinha. Nesse momento de pandemia, em especial, a recomendação é usar o utensílio apenas quando realmente for necessário e colocá-lo para lavar assim que terminar a última louça.

Para isso, pode colocá-los em uma máquina de lavar normal com sabão e água quente.

Enfim, essas foram algumas dicas sobre higienização de utensílios de cozinha. Todos os conselhos citados são essenciais no dia a dia, especialmente para eventos que envolvam outras pessoas. No entanto esses mesmos cuidados precisam ser redobrados em momentos como o atual, em que cada ação individual pode fazer a diferença.

Curtiu? Quer mais dicas como essas? Então aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram e ficar por dentro das próximas publicações!

Você também pode gostar