Gestão de pessoas: Como a pode ajudar a impulsionar as vendas
Nas mais diversas atividades que envolvem a área de gestão de pessoas, ter um RH alinhado a sua área comercial faz toda a diferença para o sucesso da sua empresa.
O processo começa no momento de seleção, na hora de reconhecer quem tem o perfil que a empresa procura. Esta primeira conversa com o responsável pela vaga ajuda a área de gestão de pessoas a definir os critérios para esta escolha. Algumas empresas precisam de um profissional mais competitivo outros pedem um profissional mais técnico. Cabe ao RH encontrar no mercado o talento que a empresa deseja.
Passado todo o processo de seleção e contratação, cabe agora a área encaminhar o profissional para os treinamentos necessários para que as habilidades detectadas no processo de seleção sejam aprimoradas.
Desde o processo de onboarding e durante os primeiros meses deste profissional na empresa é sempre interessante que o RH busque feedbacks constantes para que não haja uma quebra de expectativas nem pelo lado do contratado nem pelo lado da área que solicitou o profissional. Este acompanhamento é importante para que o talento escolhido continue na empresa.
Além disso cabe a área de gestão de pessoas avaliar performances, buscando possíveis pontos de melhoria na comunicação da equipe, promovendo ações de endomarketing, já que a área de vendas costuma ser bastante competitiva. Garantir os melhores salários e benefícios a fim de reter os melhores talentos também faz parte dos desafios deste time.
Um dos pontos mais importantes nesta atividade é sempre fornecer atualização e capacitação para que a equipe esteja alinhada as melhores práticas do mercado. Um benchmarking com as empresas do setor é sempre positivo para trazer novas ideias, ainda mais num mercado sempre em evolução como a área de vendas. Promover encontros, palestras, treinamentos e participar de associações do setor são algumas das iniciativas positivas para atingir os objetivos.
Afinal cada vez mais a área de gestão de pessoas tem que estar envolvida nas áreas internas das empresas, não só fazendo o trabalho operacional, mas estando próximo aos objetivos estratégicos a fim de alcançar os objetivos propostos.
Se o seu RH estiver alinhado com a área comercial, o sucesso está a caminho!