Gestão de equipes a distância: como liderar no home office?

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Embora seja uma modalidade de trabalho recente, o home office tem se tornando cada vez mais comum entre as empresas. Mas, com ele, novos desafios surgem, como a gestão de equipes a distância, pois os gestores estão acostumados a liderar seus subordinados presencialmente.

Se você também está passando por isso na gestão da empresa, fique tranquilo. Neste post, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você a liderar com sucesso no home office e, assim, transformar essa nova forma de trabalhar em uma oportunidade para o seu negócio. Vamos lá?

Defina metas para a equipe

Toda empresa tem expectativas com os colaboradores, seja trabalhando presencialmente ou remotamente. Para alcançá-las, é necessário definir as metas que manterão o time focado no trabalho em direção a elas. Então o primeiro passo é alinhar com sua equipe o que se espera dessa relação remota.  

Por exemplo, cada integrante do departamento de vendas deverá entregar um relatório diário às 17 horas ou fechar 5 vendas semanais. Com base nisso, você será capaz de estipular as métricas mais adequadas para avaliar cada pessoa individualmente e a equipe como um todo.  

Utilize boas ferramentas de comunicação

Muitas equipes de trabalho remoto podem enfrentar problemas na comunicação, o que pode levar a erros sérios na execução de tarefas e na queda da produtividade dos colaboradores. Por isso, é essencial definir um padrão na comunicação que inclui as ferramentas mais adequadas

Como os e-mails que podem ser utilizados para o envio de documentos importantes e para explicar informações mais complexas que precisam ser acessadas sempre que necessário. Já as ferramentas de mensagens instantâneas podem ser usadas para conversas mais informais e que ajudam na interação.  

Ajude os colaboradores a criarem uma rotina de trabalho

As pessoas que estão ingressando na modalidade de trabalho à distância podem sentir dificuldades para estabelecer limites entre a vida pessoal e o trabalho, o que impacta negativamente sua produtividade. Cabe a você orientá-las sobre hábitos e comportamentos que podem ajudá-las a se adaptarem melhor a essa situação.

Oriente sua equipe a estabelecer uma rotina que inclua início e término da jornada de trabalho com pausas para refeições, além de definir o que e quando fazer. É preciso falar também sobre a importância de escolher um local adequado para trabalhar e contar com o apoio da família. 

Faça uso das ferramentas tecnológicas

A tecnologia é a maior aliada do home office e não faltam opções de softwares no mercado que vão ajudar você e sua equipe a se comunicarem, a acompanharem a evolução dos projetos, a organizarem melhor o tempo e a compartilharem documentos importantes. 

Tais como o Slack, o Skype, o Hangouts Meet, o Trello, o WeTransfer, o Dropbox, o Google Drive e o Toggl. Sendo assim, avalie as ferramentas tecnológicas disponíveis e adquira aquelas que atendam às suas necessidades e às da sua equipe. 

Seja um gestor presente

Por mais que pareça difícil, é possível ser um gestor presente, mesmo que de maneira virtual. Isso deve acontecer principalmente no início, quando as dificuldades de se adaptar ao home office são maiores. Para tanto, acompanhe as atividades e ofereça feedbacks constantemente. 

Também realize reuniões online periódicas, sejam individuais ou em grupo, para alinhar os principais pontos e deixar seu time por dentro do que está acontecendo. Elas podem ser diárias ou semanais, dependendo do que será abordado. Quando necessário, elas podem ser presenciais. 

Realizar a gestão de equipes à distância pode parecer um desafio complexo. Mas quando bem planejada traz muitos benefícios para as empresas, como a redução de custos e a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. 

Esperamos que essas dicas possam ajudar você. Lembre-se: sempre esteja presente para oferecer o suporte necessário e para garantir que a sua equipe se mantenha motivada e produtiva. 

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