Conflito de gerações nas empresas
“A vida começa aos 40” é um ditado popular que sugere que a vida pode melhorar após atingir essa idade. No entanto, essa frase também pode ser usada para perpetuar o ageismo em nossas relações, tanto sociais quanto no mercado de trabalho.
Quando pensamos o ageismo no mercado de trabalho é uma forma de discriminação que afeta os trabalhadores mais velhos, uma vez que os empregadores podem ter a percepção de que os trabalhadores mais velhos são menos produtivos, menos inovadores e mais propensos a problemas de saúde.
Isso pode levar à discriminação no processo de contratação, bem como no desenvolvimento da carreira e na promoção, sugerindo que os trabalhadores mais velhos não têm mais a capacidade de crescer em suas carreiras ou de serem produtivos ou mesmo inovar.
É importante que os empregadores e a sociedade em geral reconheçam o valor e a contribuição dos trabalhadores mais velhos. Eles trazem consigo uma riqueza de experiência e conhecimento, além de uma ética de trabalho forte e comprometimento com o emprego.
Por outro lado, estamos vivenciando um momento muito interessantes nas empresas, onde pela primeira vez temos a oportunidade de conviver com até 05 gerações diferentes em um mesmo ambiente. Isto demanda uma grande responsabilidade ao RH de entender e mediar estas relações, que muitas vezes podem ser pautadas por conflitos geracionais.
Algumas dicas podem ajudar o seu departamento
Comunicação clara e transparente: É importante que a empresa promova uma comunicação clara e transparente entre as diferentes gerações que trabalham na empresa. Isso significa criar espaços para que as pessoas possam expressar suas opiniões e pontos de vista, além de promover a escuta ativa e a empatia.
Flexibilidade: As diferentes gerações têm diferentes expectativas e necessidades quando se trata de trabalho. É importante que a empresa seja flexível e ofereça opções de trabalho que atendam às necessidades de todas as gerações. Por exemplo, horários flexíveis ou trabalho remoto podem ser uma opção para aqueles que têm responsabilidades familiares ou que preferem um ambiente de trabalho mais tranquilo.
Mentoria intergeracional: A empresa pode incentivar a mentoria intergeracional, em que membros mais experientes da equipe orientam e compartilham conhecimentos com membros mais jovens da equipe. Isso pode ajudar a construir pontes entre as diferentes gerações e promover o aprendizado mútuo.
Respeito às diferenças: As diferenças culturais e geracionais devem ser respeitadas e valorizadas. A empresa deve promover uma cultura de respeito mútuo e tolerância, em que as diferenças são vistas como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Treinamentos: A empresa pode oferecer treinamentos específicos para lidar com conflitos geracionais, bem como para ajudar a promover a compreensão e o respeito entre as diferentes gerações. Esses treinamentos podem ajudar a equipe a compreender melhor as diferenças culturais e geracionais e a encontrar maneiras de trabalhar juntos de forma eficaz.
Eventos personalizados
Atividades como Team Building também são excelentes ferramentas para conseguir unir os membros das equipes e trabalhar soft skills que possam ajudar o grupo a alcançar seu potencial. Existem empresas especializadas neste tipo de ação e com profissionais treinados para trabalhar as questões de forma correta, ajudando ao RH nesta missão.