Gamificação Nas Empresas: O Que É E Por Que Usar Em Eventos Corporativos?
Você já pensou em usar elementos de jogos para engajar sua equipe durante um evento corporativo? Essa prática tem ganhado cada vez mais espaço: 4 em cada 10 empresas brasileiras adotam treinamentos com gamificação para desenvolver seus colaboradores. Isso segundo uma pesquisa da Gupy.
A grande vantagem é que esse tipo de abordagem torna o aprendizado mais leve, dinâmico e acessível, independentemente do cargo ou nível hierárquico. Isso porque, a gamificação nas empresas precisa ser simples de usar e funcionar para todos.
Então, quer aproveitar o potencial desses elementos no seu negócio? Continue conosco e fique por dentro da gamificação no mundo corporativo!
- O que é gamificação nas empresas?
- Por que usar gamificação em eventos corporativos?
- Como aplicar gamificação no seu evento corporativo?
O que é gamificação nas empresas?
A gamificação nas empresas consiste em usar mecânicas dos jogos para tornar o dia a dia mais envolvente. Isso pode ser aplicado em treinamentos, metas, integração de equipe ou ações de marketing.
Afinal, os jogos conseguem prender a nossa atenção, gerar motivação e despertar um senso de conquista. Assim, a ideia é levar esse espírito para dentro da corporação.
No entanto, gamificação não é só “jogar no trabalho”, é muito mais do que isso. Não estamos falando de colocar um videogame no escritório. É sobre usar a lógica dos games para engajar pessoas reais em tarefas reais.
Como a gamificação nas empresas funciona na prática?
Para entender melhor o funcionamento, conheça os elementos mais usados na gamificação:
- pontuação – cada tarefa realizada gera pontos;
- desafios – pequenas metas que mantêm o time focado e animado.
feedback rápido – saber onde melhorar e o que já está indo bem; - recompensas e reconhecimento – valorização que motiva a melhorar;
- rankings e jogos em equipe – uma dose saudável de competição para engajar o time.
Por que usar gamificação em eventos corporativos?
Você já percebeu como as pessoas se envolvem mais quando estão se divertindo ou sendo desafiadas de maneira positiva? Essa não é apenas uma percepção, os números confirmam.
40% das empresas brasileiras já utilizam treinamentos gamificados para capacitar seus funcionários. Enquanto isso, 20% estão em processo de implementação desse modelo.
Então, veja os principais benefícios de usar gamificação em eventos corporativos!
Ambientes mais dinâmicos e envolventes
Sabe aquele evento em que tudo parece engessado, e as pessoas participam mais por obrigação do que por vontade? Com a gamificação, esse cenário tende a mudar. Afinal, as dinâmicas criadas com base em desafios, recompensas e competição saudável trazem mais energia e participação espontânea para o evento.
Como explica Rômulo Martins, diretor-geral da unidade de negócios de educação corporativa da Gupy:
“Os treinamentos gamificados costumam facilitar o aprendizado por serem simples, com ferramentas fáceis de usar. Isso faz com que o método seja uma boa alternativa para funcionários de todas as ‘camadas’ das organizações, desde a operação até a alta liderança.”
Participação ativa e colaborativa
Ao invés de apenas assistir a uma palestra, os participantes se tornam parte ativa do evento. Eles interagem, formam grupos, enfrentam desafios e buscam alcançar objetivos em conjunto – tudo isso em um formato leve e motivador.
Essa participação ativa contribui para um clima mais colaborativo e criativo, ideal para eventos de integração, team building e lançamentos internos.
Aprendizado mais efetivo
Você já tentou decorar um conteúdo só lendo? Agora imagine absorver esse mesmo conteúdo enquanto se diverte, interage e se envolve emocionalmente com o processo.
A gamificação transforma conceitos complexos em experiências práticas e lúdicas, tornando o aprendizado mais fácil e duradouro.
Segundo Martins, da Gupy:
“A pesquisa revela que a educação virou, de fato, uma responsabilidade das empresas. Hoje, quando um profissional passa muito tempo em um ambiente de trabalho que não incentiva o aprendizado, ao mudar de emprego ele pode sentir como se tivesse ficado para trás, por não ter evoluído com o mercado, na velocidade certa.”
Mais motivação e senso de reconhecimento
Recompensas, rankings e feedbacks imediatos despertam no colaborador um senso de conquista. Isso eleva a motivação e ainda promove um sentimento de valorização por parte da empresa. “O funcionário sente que o empregador está investindo no seu desenvolvimento”, reforça Martins.
Resultados concretos para o negócio
Além de engajar e motivar, a gamificação contribui diretamente para o aumento da produtividade. Quando as pessoas entendem melhor seus papéis, praticam novas habilidades e se sentem parte de algo maior, elas produzem mais e com mais qualidade.
“Entre os vários benefícios, um dos principais é o aumento da produtividade que o conhecimento proporciona, ao ajudar as pessoas a realizarem tarefas de forma mais inteligente.”, finaliza o especialista.
Como aplicar gamificação no seu evento corporativo?
Se você quer saber como organizar um evento corporativo, aposte na gamificação. Veja como aplicar!
Defina o objetivo
Seu evento quer integrar, capacitar ou celebrar conquistas? O tipo de dinâmica gamificada ideal depende desse foco.
Conheça o público
Entenda a faixa etária, o perfil profissional e o grau de familiaridade com tecnologia dos participantes. Isso ajuda a escolher as melhores ferramentas e linguagens.
Escolha bem o local
Opte por espaços flexíveis e preparados para interações, como o Experience Lounge, que oferece estrutura ideal para dinâmicas inovadoras.
Planeje as atividades
Defina regras, tempo, fases e recompensas. Pode ser um quiz interativo, missão colaborativa ou desafios em grupo.
Por exemplo, a i9Ação criou um jogo de papéis para desenvolver empatia e comunicação em empresas.
Estabeleça o orçamento
Inclua ferramentas, premiações, infraestrutura e equipe. Gamificar pode ser simples ou tecnológico, depende do seu objetivo.
Organize tudo
Crie um checklist com materiais, horários e responsáveis. Organização ajuda a conseguir uma execução sem falhas.
Avalie parcerias
Patrocinadores podem oferecer brindes, tecnologia ou visibilidade. Uma ótima forma de agregar valor ao evento.
Monte o seu evento corporativo com gamificação com ajuda da Experience Lounge
Conforme mencionado, gamificação nas empresas é uma forma inteligente de engajar, ensinar e motivar pessoas de um jeito leve e eficiente. Ao fazer isso, você investe no crescimento do time e no sucesso da empresa como um todo.
E se você quer levar essa ideia para um evento corporativo, que tal contar com um espaço que já nasceu pensando em inovação? No Experience Lounge, a gente tem tudo o que você precisa, desde dinâmicas gamificadas até espaços interativos. Fala com a gente e viva na prática o poder da gamificação!