Experiência Gastronômica: Como Criar Um Evento Memorável?

Experiência Gastronômica: Como Criar Um Evento Memorável?
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Quando se trata de criar eventos, a experiência gastronômica pode mudar o jogo. E os números comprovam isso: 85% dos participantes dizem que a gastronomia é um dos fatores mais importantes na avaliação de um evento. Além disso, um menu bem planejado pode aumentar a satisfação em até 40%.

Ou seja, escolher os pratos certos em um evento é uma estratégia! Então, não pense que isso é apenas um detalhe, certo? Por isso, neste artigo, explicamos como tornar a experiência gastronômica do seu evento um diferencial. Quer saber como? Continue a leitura!

Como melhorar a experiência gastronômica no seu evento?

Listamos 4 dicas úteis para otimizar as estratégias da experiência gastronômica no seu evento. Confira!

1. Considere que primeira impressão conta

Sabe aquela sensação de chegar a um evento e, logo de cara, sentir que a experiência será positiva? Isso não acontece por acaso. A primeira impressão faz toda a diferença, e a experiência gastronômica tem um papel importante nisso.

Afinal, isso estabelece o tom para o restante do evento e ajuda a criar um clima acolhedor e agradável. Então, confira algumas dicas para causar uma boa percepção:

Coquetel de boas-vindas 

Imagine entrar em um evento e ser recebido com uma taça de espumante gelada e um petisco sofisticado, por exemplo. Agora, compare essa experiência com chegar e não ter nada além de um salão vazio. A diferença é enorme, certo? Por isso, invista em um coquetel de boas-vindas.

A decisão sobre ter ou não álcool envolvido depende do perfil do seu público e do tom desejado para o evento. Se for uma ocasião mais formal, como uma conferência corporativa, opções como sucos naturais e cafés especiais podem ser uma escolha elegante.

Já em eventos de celebração ou networking, um bom espumante ou um drink autoral tende a quebrar o gelo.

Apresentação do prato

A apresentação do primeiro prato é o “cartão de visitas” do evento. Afinal, um prato visualmente bonito e bem elaborado também desperta curiosidade e cria uma expectativa positiva para o restante da experiência.

Aromas e sabores criam memórias

Você já sentiu um aroma e imediatamente lembrou de um momento especial? A comida tem esse potencial! Isso porque, um evento que marca pelo paladar fica na memória dos convidados por muito mais tempo.

Essa é uma das estratégias do marketing sensorial: utilizar estímulos sensoriais para se conectar com o público. Por exemplo, o cheiro de café recém-passado pode remeter a uma conversa agradável ou o aroma de pão assando lembrar momentos em família? 

Então, melhor ainda se o seu evento tiver estações gastronômicas ao vivo. Nesse caso, os convidados podem acompanhar o preparo dos pratos e sentir os aromas no ar.

2. Incentive interações sociais

Quando se pensa em eventos, não podemos esquecer do poder da comida como conector social. Assim, ela vira sinônimo de pausa no evento e oportunidade para os participantes interagirem, compartilharem experiências e formarem novas conexões.

Isso vale tanto para eventos corporativos – como um almoço de negócios – quanto para experiências mais descontraídas, como um team building. Quer uma dica pra conseguir isso? Ofereça uma experiência gastronômica diversificada, com opções para todos os gostos e restrições alimentares.

Isso garante que todos se sintam incluídos, incentiva os participantes a explorarem novos sabores e discutirem suas escolhas. Até porque, quem não gosta de um bom papo sobre a comida que está experimentando?

Além disso, a disposição do espaço é fundamental. Logo, organize mesas de forma a incentivar a conversa, por exemplo, com mesas grandes ou banquinhos em volta de uma estação de coquetéis. Assim, as pessoas podem facilmente interagir. 

3. Reforce a identidade do evento

Antes de pensar no que servir, é indicado entender a temática do evento. Isto é, é uma comemoração mais formal ou algo mais descontraído? Vai celebrar inovação ou tradição? O cardápio deve refletir isso.

Por exemplo, se você organiza um evento corporativo de inovação, que tal apostar em pratos modernos e criativos? Pratos de fusão, misturando sabores de diferentes culturas, podem representar a ideia de evolução e criatividade.

A comida também pode refletir os valores da sua empresa. Então, caso a sustentabilidade seja importante para o seu negócio, por exemplo, opte por ingredientes orgânicos e locais. Isso reforça os seus valores e dá um toque de exclusividade ao evento.

4. Valorize os participantes com refeições de qualidade

Quando seus convidados chegam e encontram pratos deliciosos e bem apresentados, eles se sentem valorizados. E isso vai muito além do básico. Um menu bem pensado, alinhado ao tema do evento, pode elevar a experiência.

Afinal, a comida é um dos maiores gatilhos emocionais. Ela pode criar uma conexão entre os participantes e o evento, algo que vai muito além de simplesmente matar a fome. Para isso, é importante conheça o seu público para entender:

  • O que seus convidados gostam de comer?
  • Quais são suas preferências dietéticas?
  • etc.

Tudo isso ajuda a elevar a experiência gastronômica. 

Otimize a sua experiência gastronômica com a Experience Lounge

Como visto, quando a experiência gastronômica é pensada cuidadosamente, ela agrada o paladar e cria momentos que ficam na memória dos participantes. Isso porque, a comida pode conectar as pessoas e reforçar a identidade do evento.

Então, quer criar um evento que todos vão lembrar? No Experience Lounge, contamos com espaços sofisticados, uma equipe especializada e uma experiência gastronômica de alto nível. Entre em contato com a gente. Juntos, vamos planejar algo inesquecível!

Referência

Pesquisa de Satisfação em Eventos Corporativos, Instituto de Estudos Eventuais (IEE), 2022.

Tendências Globais em Eventos e Gastronomia, Associação Internacional de Profissionais de Eventos (AIPE), 2023.

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