Experiência do cliente em eventos corporativos: como ela pode se tornar um diferencial?
Investir em uma boa experiência do cliente em eventos corporativos é fundamental para o sucesso no mundo corporativo. Conhecer o consumidor para atender suas expectativas e prestar um atendimento personalizado e de excelência pode fazer a diferença na hora de fidelizar ou captar novos clientes, tornando um diferencial ou igual.
Conquista a fidelização do cliente
Fidelizar um cliente é mais barato do que captar novos. Por isso, é essencial planejar estratégias para ações de fidelização. O primeiro passo para isso ocorrer, é garantir que o consumidor esteja 100% satisfeito. Um produto de qualidade somado a um bom atendimento pode ser uma solução.
Aumenta a possibilidade de novos negócios
A possibilidade de novos negócios é praticamente uma consequência da fidelização do cliente que vivenciou uma grande experiência em um evento.
Consumidores satisfeitos tendem a recomendar a sua empresa para pessoas conhecidas, familiares e novos investidores. Além disso, um cliente que utiliza as redes sociais frequentemente pode fazer elogios à experiência vivida e compartilhar com milhares de amigos. Um bom atendimento será lembrado para sempre pelo consumidor e aumentará a possibilidade de novos negócios para a sua empresa.
Garante vantagem competitiva
Descobrir uma maneira de sempre estar à frente de seus concorrentes é uma estratégia recorrente no mundo empresarial. Um desses caminhos é oferecendo uma ótima experiência ao cliente nos eventos.
Ofereça algo que faça seus consumidores terem vontade de voltar a fazer negócios com você e não migrarem para a concorrência. No mercado atual, é fundamental criar um diferencial em seus serviços que pode ser utilizado como uma vantagem competitiva.
Possibilita conhecer ainda mais o público
Para oferecer uma experiência única e inesquecível ao seu cliente é necessário conhecê-lo profundamente desde o planejamento. Aproveite todas as oportunidades que tiver para ouvir e conhecer melhor o seu público. Isso faz com que o trabalho de personalização da experiência seja facilitado.
Percebeu a quantidade de benefícios que você terá ao investir na experiência do cliente em eventos corporativos? Outro aspecto que é fundamental levar em pauta durante o planejamento é em relação ao local em que o evento será realizado. Nem todos têm a capacidade de oferecer uma experiência única, exclusiva e intimista aos consumidores. Escolha um lugar capaz de atingir suas expectativas e que tenha um ótimo atendimento. E aí, gostou do post? Então, baixe agora mesmo o e-book com o nosso cardápio de experiências e continue surpreendendo sua equipe, clientes e parceiros!
Organização de eventos é o processo de planejamento de um festival, cerimônia, competição, festa ou convenção. A organização de eventos inclui orçamentos, o estabelecimento de datas e datas alternativas, a seleção e reserva do local do evento, aquisição de licenças e coordenação do transporte e estacionamento.
PASSO A PASSO
O primeiro passo para organizar um evento é determinar seu objetivo, se é para um casamento, empresa, aniversário, festival, graduação ou qualquer outro evento que requeira planejamento extensivo. A partir dai o planejador do evento precisa escolher o entretenimento, localização, lista de convidados, oradores e o conteúdo.
São tantos tipos de eventos corporativos existentes no mercado que fica difícil saber exatamente em que eles se diferenciam, quais suas características, objetivos e como optar por cada um deles.
Além disso, os formatos mais tradicionais e padronizados deram lugar a modelos mais descontraídos, que incluem atividades de entretenimento.
Essa nova maneira de fazer eventos contribui significativamente para o resultado final, como por exemplo:
- Melhorando a concentração dos participantes;
- Retenção de conhecimento;
- Aproximação das marcas com seu público.
O que é um evento corporativo?
O evento corporativo é um encontro organizado por empresas que proporciona interações e trocas de conhecimento entre os participantes. A ação conta com diferentes objetivos; os eventos corporativos permitem o contato direto com o consumidor, o aumento de credibilidade de um marca e a criação de uma comunidade.
6 tipos de eventos corporativos
Workshops
O workshop ou treinamento tem como principal característica a capacitação de um grupo de participantes e a ativa participação do público. As empresas organizam esses eventos quando têm a necessidade de que seus colaboradores aprendam e aperfeiçoem uma nova habilidade técnica.
Normalmente, esse formato conta com a figura de um palestrante que promove as atividades práticas e a interação entre as pessoas que participam do encontro. O evento tem curta duração, sendo realizado em apenas um dia em um período de até 8 horas.
Congressos
Os congressos são grandes eventos promovidos, geralmente, por entidades de classes. O formato busca atrair vários participantes, tendo caráter regional, nacional e internacional.
Os congressos contam com diversas atrações, como: palestras, painéis e workshops. Por isso, o local deve ter uma boa estrutura e acomodação adequada.
São encontros de longa duração e costumam girar em torno de até uma semana. De forma bem didática, podemos dizer que um congresso é um evento que possui vários outros mini eventos internos.
Palestras
As palestras tem como objetivo apresentar de forma sucinta conteúdos relevantes para os participantes do encontro. O evento tem o discurso de apenas uma pessoa e costuma ocorrer no período de uma ou duas horas.
Nem sempre as palestras são sobre assuntos ligados diretamente a profissão do participante, mas sim acerca de temas que animem e despertem interesse das pessoas. Uma temática muito abordada nesse tipo de evento é a motivação.
Seminários
Os seminários são caracterizados pela exposição, discussão e conclusão de um determinado tema por profissionais especializados. A exposição é feita por apenas uma pessoa, mas a discussão é aberta para todos os participantes.
Isso porque o principal objetivo do evento é fazer com que os participantes troquem conhecimento, desenvolvam novas capacidades e se informem sobre o tema abordado um com os outros.
Simpósios
Os Simpósios reúnem expositores especialistas nos assuntos abordados. É um ambiente em que pessoas interessadas pelo mesmo assunto vão para discutir e aprender. Muito comum no ambiente acadêmico, esse tipo de evento conta com a presença de um moderador para mediar, receber e repassar perguntas do público para os expositores.
Entre os objetivos centrais de um simpósio podemos citar a apresentação de novidades sobre um tema específico. Simpósio e seminário são eventos parecidos, porém, no primeiro, temos vários especialistas expondo seu conhecimento e opinião. Já no seminário, contamos com o ponto de vista de apenas um expositor.
Convenções
As convenções são eventos grandes e contam com bastante interação entre participantes e expositores. A ação costuma ser realizada por empresas que visam promover encontros entre os colaboradores.
Existem diversos tipos de convenção, as mais comuns são as de vendas, realizadas com o objetivo de apresentar e divulgar serviços ou produtos.