8 dicas de ouro para a realização de eventos online de sucesso

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Os eventos online são uma ótima forma de relacionamento com o seu público-alvo, pois geram mais autoridade para a sua marca, e, consequentemente, isso ajuda a alavancar os negócios. São exemplos desse tipo de evento: lives, workshops, palestras e conferências que contam com o apoio da tecnologia.

Os eventos digitais se tornaram muito comuns neste período de pandemia, mas também podem ser utilizados em diversos outros momentos. Isso, porque ajudam a expandir a marca da sua empresa, assim como suas ideias, e apresentam vários benefícios, a exemplo do baixo custo.

Ficou curioso e quer saber como realizar eventos online de sucesso? Então continue com a leitura para conferir as 8 dicas que separamos para você!

Como os eventos online funcionam e porque está sendo cada vez mais necessário adotá-los?

Trata-se de uma reunião, ou outro tipo de acontecimento, que ocorre no ambiente digital com a ajuda de aparelhos tecnológicos e internet. Os eventos online podem ser transmitidos via plataforma especializada em transmissão de eventos digitais e também nas redes sociais.

A importância dos eventos online se dá devido ao crescimento da audiência na internet. Um estudo revelou que 95% dos brasileiros já têm o hábito de assistir vídeos pela internet.

A pesquisa também revelou que, em cinco anos, esse aumento alcançou 165%, sendo que a audiência televisiva cresceu apenas 25%. Nesse cenário, estar atento às tendências é primordial para garantir o sucesso da sua marca e manter o relacionamento com os mais diversos tipos de público, incluindo os clientes e possíveis consumidores.

Quais são os benefícios dos eventos online?

Os eventos digitais têm ganhado cada vez mais espaço na comunicação das empresas por apresentarem diversas vantagens. Confira as principais!

Alcance mais público

A internet é um ambiente bastante democrático, por isso, o alcance dos eventos digitais é bastante expressivo. Isso se deve ao fato de que qualquer pessoa, de diferentes partes do mundo, pode assistir e participar do evento.

Assim, a depender do veículo utilizado para a transmissão do seu evento, a audiência pode aumentar de forma considerável e de maneira espontânea. Isso pode ser feito com a divulgação e utilização dos canais digitais certos, ou seja, aquele que tenha maior afinidade com o seu público.

O Youtube, por exemplo, vem sendo utilizado para a transmissão de eventos digitais em larga escala, e os participantes podem compartilhar a transmissão em outros canais, como as redes sociais.

Dessa forma, é possível atrair mais público para o seu evento, o que também eleva a credibilidade do conteúdo transmitido. Com isso, é possível trabalhar mais a imagem da sua empresa e outras questões estratégicas.

Baixo custo de investimento

Como todo o evento acontece pela internet, os custos são reduzidos, se comparado a um evento presencial, e essa expressiva diminuição de custos é a principal vantagem dos eventos online.

Gastos com grandes equipamentos de som e iluminação, entre outros custos, são minimizados ou mesmo inexistem. Logo na comparação com os eventos realizados presencialmente, os digitais apresentam um maior custo benefício. Para realizar esse tipo de apresentação apenas é necessário um notebook com câmera integrada e microfone.

Praticidade e flexibilidade

A organização de um evento online traz praticidade tanto para quem organiza quanto para o público que assistirá à transmissão do conteúdo.

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Isso, porque o participante pode acompanhar o evento online do conforto da sua casa. Quem produz o evento também pode escolher gravá-lo aos poucos, no dia e horário que mais forem do seu agrado, caso a apresentação não seja ao vivo.

Mas a economia não é só para a empresa. O público pode assistir às transmissões em casa acompanhando o conteúdo de qualquer tipo de aparelho eletrônico conectado à internet, a exemplo as smart tvs e smartphones.

Como adotar eventos online?

Para promover eventos digitais, você vai precisar seguir o passo a passo que preparamos abaixo. Acompanhe!

1.Faça um planejamento prévio

Na etapa do planejamento, questões como orçamento, melhor dia, recursos disponíveis e pessoas envolvidas devem ser pensadas, além de outras questões relacionadas ao público-alvo e à divulgação prévia do evento.

2.Pense no tema

Para que o evento tenha êxito, é importante pensar em um tema relevante, ou seja, aquele que chame a atenção das pessoas e que também tenha utilidade. Dessa forma, você gera valor para o negócio e contribui para o fortalecimento da sua marca.

3.Escolha o estilo do evento

É preciso pensar no objetivo do evento para determinar o seu estilo. Caso seja para a apresentação de um novo produto, por exemplo, vale pensar em algo mais formal no início, com a apresentação das funções e benefícios do item, e ao longo do evento online colocar atrações mais descontraídas, como shows de música.

4.Defina a data e horário

Escolher a melhor data e horário é fundamental para atrair o seu público e garantir uma boa audiência. Para isso, você pode fazer uma pesquisa entre seus clientes. Outra estratégia é evitar períodos após as 23h, pois as pessoas já estão cansadas, e as chances de prender a atenção delas em uma live, por exemplo, são menores.

5.Mantenha canais de comunicação acessíveis

Para uma maior interação com o público, deixe habilitados os comentários nas redes sociais e plataformas de eventos online. A participação do público deixa o evento mais interessante, e quem conduz o evento também pode responder a dúvidas e a outras questões ao vivo, ainda durante o evento.

6.Adquira equipamentos de qualidade para a exibição

Tenha em mente que a qualidade do seu evento online reflete como a sua empresa se relaciona com seus diversos públicos de interesse. Por isso, é muito importante que os equipamentos utilizados nesses eventos sejam de qualidade para garantir uma boa definição de som e imagem. Caso seja necessário, contrate uma equipe para dar suporte no dia do evento e também para manusear os equipamentos.

7.Capriche na divulgação do evento online

Como já adiantamos, a divulgação do seu evento digital deve ser algo muito planejado, afinal, é preciso atrair a atenção das pessoas e encantá-las com um acontecimento que tornará a experiência com a sua marca mais agradável.

Logo invista na divulgação nas redes sociais, sites e outros canais online. Tenha em mente que o sucesso do evento depende dessa etapa e, por isso, ela deve ser muito bem pensada e também planejada.

8.Escolha o local ideal para a transmissão do evento

O evento pode ser online, mas estar em um ambiente amplo, sofisticado e preparado para passar uma boa impressão, é fundamental para a credibilidade do acontecimento.

No Experience Lounge, você encontra toda a estrutura necessária para fazer o seu evento online, em um espaço muito agradável e de privilegiado conforto para fazer as melhores transmissões de eventos.

Assim, fazer um evento online é possível e muito mais fácil seguindo este passo a passo. Lembre-se de focar em um bom planejamento, caprichar na divulgação e escolher com atenção o local, para garantir que tudo saia de acordo com o esperado.

Se você gostou deste artigo sobre realização de eventos online de sucesso, entre em contato conosco para conhecer a nossa estrutura de eventos!

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