Eventos corporativos, como medir o sucesso?
Com o retorno dos eventos presenciais, voltamos a uma questão que o marketing sempre tem que responder quando defende a participação da empresa em congressos, feiras ou outros eventos corporativos.
Porque devemos investir em eventos?
O primeiro argumento vem da UBRAFE, pesquisas apontam que a cada 1 real investindo o retorno é de 35 reais e os valores podem aumentar consideravelmente dependendo do segmento de atuação da empresa.
O segundo é que relacionamentos são fundamentais para a estratégia do negócio e o mais tradicional dos mantras: quem não é visto não é lembrado.
E como garantir o sucesso do seu evento?
“Se você não pode medir, você não pode gerenciar.” Peter Drucker
Tão importante com o que medir é entender o que devemos avaliar. Alguns KPIs são clássicos como o ROI (Return of Investment), fundamental em qualquer estratégia, porém como medir o ROI em alguns setores onde o processo de venda direta não acontece de fato. Outros KPIs que podem ser utilizados pela equipe são:
Aquisição: o número de visitantes do site x numero de inscritos ou ingressos vendidos.
Conversão: número de inscritos x número de presentes
Hashtags: em tempos de redes sociais, promover hashtags para uso no evento ajuda a promover a empresa e aumentar o engajamento.
Vendas: se negócios foram fechados neste evento, a equipe comercial deve informar ao marketing para que seja possível avaliar a efetividade da ação.
Pesquisas: sempre importante avaliar o evento após sua finalização. Uma das mais importantes é o NSP (Net Score Promoter), que indica a fidelidade do cliente, no caso você pode avaliar se ele indicaria seu evento para um amigo ou a visita ao seu stand, por exemplo.
Existem diversos KPIs que você pode utilizar para o seu evento, devendo acordar com seu time de vendas quais as expectativas da participação neste evento. Com esta informação é bem mais fácil conseguir definir sua ação.
Uma modalidade de eventos que sempre traz um alto resultado nos KPIs são eventos de experiências. Proporcionar momentos interativos para os seus clientes ou colaboradores criam engajamento e se tornar um facilitador para novos negócios.