Evento Corporativo: O Que É, Tipos E Como Organizar? 

Evento Corporativo: O Que É, Tipos E Como Organizar? 
6 minutos para ler

Só em São Paulo, o mercado de eventos corporativos movimentou 8 milhões de pessoas em 2024. Os dados são da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios. Assim, a pergunta é: sua empresa está aproveitando todo o potencial desse ramo?

Quer dizer, eventos corporativos são poderosas plataformas de conexão, aprendizado e crescimento. Então, participar ou promover um evento pode fortalecer a marca, criar oportunidades de negócios e estreitar laços com clientes e parceiros estratégicos.

Pensando nisso, quer entender mais sobre como funciona um evento corporativo e como tirar melhor proveito? Continue conosco e acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é um evento corporativo?
  • Quais são os 7 tipos de eventos corporativos?
  • Qual evento corporativo é o ideal para a sua empresa?
  • Como organizar um evento corporativo de sucesso?

O que é um evento corporativo?

Um evento corporativo é um encontro promovido por uma empresa para se conectar com seus públicos de interesse, como colaboradores, clientes, parceiros ou mercado em geral. O evento sempre tem um objetivo bem definido, como fortalecer a marca e apresentar novidades.

Sabe o que é melhor? Esse mercado está crescendo rápido! Só no 1° trimestre de 2023, o número de eventos corporativos no Brasil aumentou 36%, segundo a Sympla. Ou seja, empresas estão investindo pesado porque sabem que os resultados valem a pena.

O Web Summit Rio 2023, por exemplo, reuniu 21 mil visitantes de 91 nacionalidades. Um prato cheio para corporações que querem visibilidade e novos negócios. Então, seu negócio já está tirando o máximo proveito dos eventos corporativos? 

Quais são os 7 tipos de eventos corporativos?

Dependendo do que sua empresa busca, o evento corporativo pode ter diferentes formatos. Acompanhe os principais.

1. Conferências e convenções

Esses são eventos maiores, onde muitas empresas se reúnem para compartilhar conhecimentos e discutir as últimas novidades do setor. São perfeitos para quem quer expandir a marca, se manter atual e gerar novos contatos.

2. Seminários e workshops

Seminários e workshops são mais introspectivos e práticos, focados em ensinar algo novo. Eles são ideais quando você quer envolver sua audiência de forma mais próxima, com interações diretas e aprendizado de qualidade.

3. Feiras e exposições

Sabe aqueles eventos onde diversas marcas se juntam para mostrar seus produtos? As feiras e exposições são perfeitas para fazer divulgação e alcançar um público interessado, de fato, no que você tem a oferecer.

4. Lançamentos de produtos

A ideia é causar impacto e gerar expectativa. Se sua empresa lança algo novo, um evento de lançamento pode capturar a atenção do público e mostrar como aquele produto ou serviço fará a diferença.

5. Eventos de networking

Esses eventos são feitos para conectar pessoas. Pode ser uma oportunidade de expandir sua rede de contatos, fazer novas parcerias e descobrir novas oportunidades de negócios.

6. Comemorações e festas corporativas

Comemorações e festas corporativas têm um tom mais informal e são focados em celebrar conquistas, como o aniversário da empresa ou metas atingidas. Além disso, ajudam a reforçar os laços com seus funcionários e parceiros.

7. Webinars e eventos on-line

Com a popularização dos eventos virtuais, os webinars ganharam força. Eles podem alcançar um público mais amplo e são ótimos para educar ou lançar produtos, sem limitações geográficas.

Qual evento corporativo é o ideal para a sua empresa?

O evento corporativo ideal para a sua empresa depende do que sua empresa busca:

  • se o objetivo for educar e formar novos líderes — seminários e workshops são a escolha certa;
  • já se a ideia for conectar pessoas e gerar oportunidades de negócios — um evento de networking ou feira pode ser mais vantajoso.

Ou seja, é preciso planejar bem e entender como cada tipo de evento pode ajudar sua empresa a crescer.

Como organizar um evento corporativo de sucesso?

Vamos falar sobre os passos para garantir que seu evento corporativo seja um sucesso. Confira!

Defina seus objetivos e público-alvo

Antes de mais nada, saiba o que você quer alcançar com o evento. Isso ajuda em todas as escolhas feitas daqui pra frente.

  • objetivo — Está buscando aumentar a visibilidade da marca? Fortalecer relacionamentos com clientes e parceiros? 
  • público-alvo — quem você quer que participe? Saber quem é o seu público facilita ao escolher o tipo de evento e o formato ideal.

Escolha o local ideal

O espaço precisa ter a infraestrutura necessária, ser acessível e, claro, transmitir a imagem da sua empresa com um toque de sofisticação.

  • infraestrutura — garanta que o local tenha tudo o necessário, como som de qualidade, Wi-Fi rápido e áreas para interação;
  • acessibilidade — pense na facilidade de acesso. Como os participantes vão chegar até lá? Existe estacionamento? E se tiver Pessoas com Deficiência (PCDs), o local é acessível para todos?
  • ambiente — o espaço deve ter a vibe certa, seja moderno, elegante ou mais descolado, dependendo do que sua empresa quer transmitir.

Ofereça experiências gastronômicas e entretenimento personalizado

Quem não adora uma boa comida e uma experiência divertida, não é? A gastronomia e o entretenimento podem transformar o evento e assegurar que todos saiam com uma sensação positiva.

Gastronomia

Ofereça opções variadas, para todos os gostos, e escolha pratos que vão surpreender os participantes. Se possível, personalize a experiência gastronômica.

Entretenimento

O que será oferecido para manter as pessoas engajadas? Seja uma banda ao vivo, atividades interativas ou um lounge de descanso, o entretenimento ajuda a criar um clima descontraído.

Use tecnologia e inovação para impactar

Vivemos na era digital, então por que não usar a tecnologia a seu favor? Ferramentas tecnológicas podem tornar o evento ainda mais interativo e marcante.

Por exemplo, realidade aumentada, apps personalizados e telas interativas deixam a experiência ainda mais imersiva. Além disso, use transmissões ao vivo, redes sociais e outras plataformas para manter os participantes conectados, mesmo fora do evento.

Conte com uma equipe especializada para execução impecável

Uma equipe especializada é responsável por garantir que tudo aconteça sem imprevistos. Afinal, ter especialistas significa que qualquer desafio será resolvido rapidamente, para que o evento aconteça de forma tranquila e eficiente.

Faça o seu evento corporativo no Experience Lounge

Como você acompanhou, um evento bem-sucedido pode fortalecer sua marca, estreitar laços com seu público e gerar oportunidades para sua empresa. Então, comece a planejar o próximo evento corporativo agora mesmo!

Que tal fazer do seu próximo evento corporativo algo inesquecível? No Experience Lounge, temos o ambiente perfeito e toda a estrutura necessária para criar uma experiência marcante para sua empresa. Vem conversar com a gente, conhecer nossos espaços e descobrir como podemos transformar sua ideia em realidade.

Você também pode gostar

Deixe um comentário