Equipe em home office: como manter seus funcionários engajados?

funcionários
4 minutos para ler

Em tempos de incertezas, direcionar a equipe de funcionários em home office tem sido uma das alternativas mais estratégicas das empresas no mundo todo. Afinal, a onda recente da pandemia de coronavírus praticamente obrigou muitos gestores a apostarem nesse modelo de trabalho e a seguirem com os seus negócios à distância.

Por outro lado, uma tendência global já apontava que esse seria o futuro de muitos profissionais, pelo menos em parte de suas atividades.

No entanto, para as empresas que foram “pegas de surpresas” e tiveram que se adaptar de uma hora para outra a trabalharem com sua equipe em home-office, é fundamental seguir alguns conselhos e garantir o mesmo desempenho de seus funcionários em casa.

Para isso, destacamos algumas dicas fundamentais a seguir. Vamos conferir?

Mantenha o contato em dia

Uma das principais mudanças de ter uma equipe em home-office é a “quebra” do contato interpessoal, tão presente dentro do ambiente profissional. Porém, em tempos de tecnologia, isso pode ser amenizado de diversas formas.

A primeira dica é estabelecer uma política home-office para que todos os colaboradores sigam os princípios e as regras estipuladas para esse novo modelo. Depois, é muito importante que os gestores busquem alternativas para acompanhar o a dia a dia dos seus funcionários por meio de ligações, troca de e-mails, chats ou vídeo conferências.

Um detalhe importante é não tornar isso uma “pressão” ou “cobrança” extrema. Afinal, trata-se de uma mudança de cultura — em um momento turbulento — e em um ambiente mais particular.

Dê autonomia aos colaboradores

Trabalhar com a equipe em home-office permite flexibilizar uma série de fatores, que nem sempre são levadas em consideração em um escritório. Uma dessas vantagens é a possibilidade de aumentar a autonomia do funcionário e ampliar, até onde for possível, as suas responsabilidades.

Além disso, flexibilizar os horários, melhorar a comunicação e abrir espaço para sugestões e críticas são outros pontos importantes que ajudam a “dar voz” ao funcionário em casa e garantir mais autonomia em suas atividades.

Disponibilize a infraestrutura necessária

Equipe em home-office não significa apenas trabalhar em casa, principalmente se a função demandar uma certa infraestrutura. Portanto ouça o colaborador e leve em consideração as suas necessidades para desempenhar tarefas à distância.

Para isso, avalie a necessidade de fornecer equipamentos, como notebooks, tablets, impressoras, scanners, smartphones, entre outros.

Reconheça o trabalho e o esforço da equipe

Manter a equipe em home-office engajada é um desafio importante para o gestor, especialmente para aqueles colaboradores que apresentam dificuldades de adaptação. Todos as dicas citadas anteriormente são fundamentais para esse trabalho, porém é imprescindível a participação do líder nesse momento.

Para isso, mantenha sempre a comunicação em dia, busque incentivar ao máximo, disponha-se a ajudar sempre que precisar e, claro, reconheça e, se possível, recompense pelos resultados positivos daquele funcionário.

Enfim, essas foram algumas dicas de como engajar a equipe em home-office e garantir que os resultados não sejam afetados nesses tempos de incerteza. Aliás, muitas das ações de incentivo que a sua empresa já estava acostumada a fazer podem ser adaptadas neste momento, como “happy hours virtuais” e jogos e chats descontraídos para amenizar um pouco a pressão e estreitar os laços.

Curtiu? Quer ficar por dentro de outras dicas para o seu negócio e para a sua equipe? Então assine a nossa newsletter, que manteremos você sempre informado das novidades. Até a próxima!

Você também pode gostar