Engajamento: o grande desafio das organizações

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Quem não gosta de se sentir inserido num grupo, não é mesmo? Faz parte da nossa natureza buscar esta sensação de pertencimento e reconhecimento. Este que já era um grande desafio para as empresas se tornou ainda maior nos dias de hoje, quando grande parte dos colaboradores pertencem a geração Y (nascidos entre 1980 e 2000), os millenials.

A geração Y traz características específicas, são acostumados a tecnologia, é uma geração mais focada na realização dos seus objetivos profissionais, sem prejuízo da sua vida pessoal, empoderados, comprometidos com valores e imediatistas.

E como engajar as pessoas desta geração? Não é tão complicado como parece.

O papel da liderança é fundamental. Nesta geração ela é mais próxima, desde a forma de se vestir tanto quanto o como falar. É só olhar para os grandes exemplos, como Steve Jobs e Mark Zuckerberg, pessoas que poderiam ser seus colegas, uma liderança mais linear.

Outro ponto é que esta geração é motivada por feedbacks e pelo senso do imediatismo, por isso é importante mostrar cada etapa do seu desenvolvimento. O líder agora tem um papel de coach, um orientador, ajudando seu time a alcançar a próxima etapa.

Como já falamos, pela característica imediatista, podemos afirmar que é uma geração que busca por crescimento rápido, então precisa sempre estar sempre motivado por novos projetos.

Diferente de outras gerações que compreendiam e aceitavam um plano de carreira mais lento e desenhado pela empresa, os millenials criam seus próprios caminhos.

Nem sempre uma promoção vertical é o melhor caminho, a oportunidade de aprender em novas áreas com uma promoção horizontal também é muito atraente.

Entender a sua importância para o todo faz toda a diferença. Mais do que entregar um relatório, eles precisam perceber qual a finalidade e como isto impacta o negócio.

Quanto mais inseridos na estratégia da empresa, maior o engajamento.

O principal é que a cultura da empresa seja voltada para pessoas, com flexibilização de horários de trabalho, promovendo o intercâmbio de ideias para que seu time se sinta escutado e valorizado é a chave para o sucesso.

Uma dica: quanto mais próximo da estratégia e das decisões importantes seu time estiver, mais engajado ele estará. Eles querem fazer a diferença.

Por fim, cada geração traz consigo seus desafios. Compreender as necessidades de seu colaborador para se realizar enquanto pessoa vai ajudá-lo a escolher os melhores caminhos para promover o engajamento.  Sucesso.

Engajamento: o grande desafio das organizações

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