Engajamento, a hora do colaborador
Muitas pessoas pensam no engajamento como algo focado no cliente externo, mas cada vez mais a questão do engajamento do colaborador, felicidade interna x produtividade vem sendo pauta nas empresas.
Um dos principais fatores em discussão e que sempre aparece no momento das entrevistas de desligamento é o profissional acreditar que não foi reconhecido por suas conquistas.
Esta questão é mais comum para áreas operacionais, onde é sempre a maior dificuldade de motivar times de áreas que não são relacionadas diretamente a vendas.
Pensar em objetivos que sejam tangíveis para estes colaboradores é sempre uma excelente estratégia e sempre contar com o apoio de lideranças que estejam atentas ao desenvolvimento do time.
Com o retorno das atividades presenciais em grande parte dos escritórios e empresas, buscar este engajamento é realmente fundamental, já que muitos funcionários tiveram seu processo de onboarding realizado de maneira virtual.
Algumas sugestões que ajudam a criar engajamento entre os colaboradores:
Premiar boas ideias – grandes empresas já realizam campanhas para motivar as áreas a buscarem novas soluções e você pode criar campanhas para situações específicas.
Funcionário do mês – tradicionalmente também é visto por vendas, mas pode ser um profissional que desenvolveu um bom projeto para a empresa. Pedir aos gestores que indiquem estes profissionais de modo bimestral é uma ótima solução e realizar um evento de integração destes profissionais, para receber a premiação é uma excelente forma de motivar a todos.
Atividades de cunho social – campanhas para arrecadação de alimentos, com equipes formadas por diferentes áreas, trazendo engajamento para causas sociais, em alinhamento com as pautas ESG de muitas empresas.
Almoços e jantares de equipe –reunir a equipe em um ambiente divertido é sempre bom. Mais inovador ainda se eles forem convidados a participar de uma experiência única. Dinâmicas de Team Building, como os realizados pelo Experience Lounge, traz a oportunidade dos participantes se sentirem como verdadeiros Chefs de Cozinha e criar memórias inesquecíveis.
Cursos – garantir a participação de seus colaboradores em cursos e em eventos que valorizem seu trabalho, dando-lhe uma boa oportunidade de adquirir conhecimentos, especializar-se e aumentar seu networking.