O Que É Endomarketing E Como Potencializá-lo Com Eventos Corporativos?
Qual foi a última vez que você fez algo para melhorar o seu ambiente de trabalho? A resposta tende a revelar sobre a cultura organizacional da sua empresa. Nesse sentido, você já ouviu falar e sabe o que é endomarketing?
Ao aplicar ações de endomarketing, você cria um ambiente onde os funcionários se sentem reconhecidos e motivados. Isso resulta diretamente em maior produtividade, menor índice de rotatividade e um clima organizacional mais saudável.
Inclusive, 89% das empresas reconhecem que o sucesso e o bom desempenho organizacional estão relacionados à satisfação e ao bem-estar dos colaboradores. Isso segundo pesquisa feita pela consultoria Robert Half.
Agora, quer entender o que o endomarketing tem a ver com isso? Ele foca em engajar e motivar a equipe, promovendo o reconhecimento e alinhamento com os objetivos da empresa. Saiba mais:
- O que é endomarketing?
- Quais são os 4 fundamentos do endomarketing?
- Como os eventos corporativos ajudam nas estratégias de endomarketing?
O que é endomarketing?
O endomarketing – também conhecido como marketing interno – é um conjunto de estratégias e ações voltadas para o engajar, motivar e valorizar os colaboradores na empresa.
Seu principal objetivo é melhorar o ambiente de trabalho, promovendo uma cultura organizacional mais forte e alinhada com os valores do negócio. Por exemplo, sabe a Microsoft Ignite, conferência anual organizada pela Microsoft?
Esse evento é uma estratégia de endomarketing. Ela reúne funcionários de diversas áreas para discutir inovações tecnológicas e fortalecer o vínculo entre as equipes e os valores da empresa.
Ou seja, o endomarketing é como organizar um encontro de família. Isto é, a ideia é que todos se reúnem para reforçar os laços que os unem. Assim, o evento cria um ambiente de pertencimento e colaboração.
Quais são os 4 fundamentos do endomarketing?
Quando bem aplicado, o endomarketing fortalece a cultura organizacional. Confira os fundamentos envolvidos:
1. Comunicação interna
A comunicação é a base do endomarketing. Isso significa garantir que todos na empresa saibam:
- o que está acontecendo;
- o que é esperado deles;
- como estão contribuindo para o sucesso da empresa.
Com canais de comunicação claros e eficientes, os colaboradores se sentem mais envolvidos e informados, o que fortalece o senso de pertencimento.
2. Cultura organizacional
A cultura organizacional são os valores, crenças e comportamentos que moldam a maneira como todos trabalham e interagem. Por exemplo, o Google é reconhecido por seus valores sólidos, que priorizam inovação, criatividade e o bem-estar dos colaboradores.
Ou seja, o endomarketing se concentra em promover e reforçar a cultura para que todos na empresa compartilhem os mesmos objetivos. E ainda, essa é uma forma de fazer o time entender o papel que exercem no sucesso da organização.
3. Treinamento e desenvolvimento
A aposta no crescimento dos colaboradores é um pilar fundamental do endomarketing. Isso porque, quando as empresas oferecem oportunidades de treinamento e desenvolvimento, os funcionários se sentem mais preparados e valorizados.
Além disso, eles ficam mais motivados para crescer dentro da organização, o que impacta diretamente no desempenho da empresa.
4. Reconhecimento e recompensa
Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho, concorda? No endomarketing, é importante criar estratégias de reconhecimento para valorizar os colaboradores.
Isso pode ocorrer com prêmios, incentivos ou até mesmo um simples “obrigado” – por mais que o profissional tenha cumprido apenas a obrigação de trabalho. Afinal, esse tipo de gesto fortalece o vínculo com a empresa e faz com que o colaborador se sinta motivado a continuar dando o seu melhor.
Como os eventos corporativos ajudam nas estratégias de endomarketing?
Já percebeu como eventos bem organizados deixam qualquer equipe mais animada e conectada? A seguir, veja o que isso tem a ver com endomarketing.
Reforçam a cultura da empresa
Eventos bem planejados ajudam a mostrar, na prática, os valores e a missão da empresa. Isso cria um ambiente onde os colaboradores se sentem parte de algo maior.
É como um time de futebol treinando junto antes de um campeonato. Isto é, cada jogador entende seu papel, fortalece o entrosamento com a equipe e absorve a estratégia e os valores do clube para alcançar a vitória.
Aproximam as equipes
Seja um grande evento ou uma simples confraternização, esses momentos fortalecem o espírito de equipe e melhoram a comunicação entre diferentes áreas.
Até porque, no dia a dia, a correria e as demandas dificultam interações mais leves entre colegas, não acha? Isso é ainda mais desafiador no trabalho remoto, onde as conversas informais e o contato humano ficam limitados às telas.
Aumentam o engajamento e a motivação
Quando os funcionários percebem que a empresa investe neles, a motivação cresce e a produtividade melhora naturalmente. Para entender melhor, pense novamente sobre o Microsoft Ignite, uma conferência global organizada pela Microsoft.
A empresa reúne funcionários e especialistas para discutir inovações tecnológicas e trocar conhecimento. Desse modo, ela mostra como investe no desenvolvimento e crescimento dos colaboradores.
Desenvolvem e capacitam os colaboradores
Treinamentos, palestras e workshops são ótimas formas de aprendizado e ajudam os profissionais a evoluírem junto com a empresa. Logo, o evento corporativo aprimora as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais – ao mesmo tempo que fortalece o engajamento e a motivação.
Conheça os benefícios de um team building corporativo
Então, entendeu o que é endomarketing e como ele beneficia o seu negócio? Quando bem aplicado, reduz a rotatividade, melhora o clima organizacional e impulsiona o desempenho da equipe. Isto é, quando a empresa cuida das pessoas, elas também cuidam do negócio.
Agora você já sabe a importância de engajar sua equipe. Assim, tal descobrir mais sobre como fortalecer esse engajamento com atividades de team building? Confira nosso artigo sobre o assunto e aprenda como melhorar o seu time!