Empatia, você precisa trabalhar esta habilidade
O ambiente corporativo é um lugar bem complicado de se conviver, uma vez que este local é necessariamente formado por pessoas de diferentes perfis. Se por um lado ganha a empresa com esta pluralidade de pessoas por conta das diferentes aptidões destes profissionais, por outro a convivência pode se tornar algo bem complicado. É necessário ter habilidade.
As novas formas de trabalho que surgiram depois da pandemia ampliaram ainda mais esta diferença, uma vez que os profissionais em casa adquiriram hábitos e formas de trabalho, muitas vezes diferentes do ambiente corporativo enquanto outros nunca tiveram antes a oportunidade de trabalhar em um mesmo espaço com equipes presenciais.
Esta falta de interação entre os membros de uma mesma equipe pode gerar tanto o aumento da competitividade no grupo, como também uma perda na produtividade, por conta de ambientes hostis, afetando o clima organizacional.
A empatia é fundamental para este momento e considerada atualmente uma das soft skills mais necessárias no mercado.
Fato que algumas medidas simples podem ajudar aos gestores a desenvolver seus times, de forma a valorizar as individualidades e os potenciais de cada um.
- Pense no todo, mas se atente às necessidades individuais.
Muito comum os gestores olharem suas equipes de forma única, a fim de gerenciar projetos e objetivos. Vale destacar a importância de respeitar as necessidades individuais. Muitas empresas acabam por perder talentos por conta desta inabilidade do gestor de entender este aspecto da gestão.
- O que te move?
Pode parecer uma pergunta inocente, mas as pessoas têm diferentes motivações para estar em uma empresa. Algumas o salário é o motivador, outras estar em um projeto relevante é o que mais importa. Entender este caleidoscópio de desejos e aspirações é importante também para a gestão de expectativas e frustrações.
- Incentivar ao diálogo
Na correria acabamos nos tornando muito impessoais, respondendo e-mails ou mensagens do celular sem interação com a pessoa que está se comunicando com você. Ter momentos para se promover o diálogo, ações de endomarketing, e até o momento do cafezinho, podem ser ganchos para se criar um ambiente mais favorável.
- Promover dinâmicas
Um ótimo modo de colocar todas as pessoas na mesma sintonia, até mesmo aquelas com maior dificuldade de interação é através de dinâmicas. Nos últimos anos vêm aumentando muito o uso de atividades como experiências gastronômicas para este tipo de integração. As atividades de Team Building, como são conhecidas, são desenvolvidas para criar esta sinergia entre os membros da equipe, criando oportunidades de trabalhar diversas soft skills no grupo.
É importante lembrar que o comportamento empático deve ser estimulado pelas lideranças, gerando um espírito de coletividade , principalmente para as empresas que querem desenvolver equipes profissionais e com inteligência emocional.