Educação Corporativa: o que é, características e vantagens.
A partir da década de 90, a globalização contribuiu para a integração do mundo empresarial, criando uma grande “aldeia global”, mas com diferentes culturas e valores como educação corporativa. A partir deste cenário, muitas companhias perceberam a necessidade de adotar uma estratégia de capacitação mais coordenada, garantindo colaboradores mais qualificados, integrados e alinhados aos objetivos de médio e longo prazo das corporações.
Para cumprir estes objetivos, nasce a Educação Corporativa, uma ferramenta estratégica cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa. Ela é composta por um plano de atividades que visa desenvolver as habilidades de seus profissionais, aumentando sua performance e por consequência a competitividade em seu setor de atuação.
Normalmente está a cargo da área de Recursos Humanos a Educação Corporativa, que é previamente alinhada com o corpo diretivo da empresa. Mas apesar dos inúmeros benefícios desta prática, por vezes surge o questionamento sobre o porquê investir nesta área, se posso perder estes mesmos colaboradores para outras empresas? E a resposta é simples: Sua empresa já nasce perdendo competitividade se não investir continuamente em um time vencedor. Como afirmou Peter Schutz (ex-presidente da Porshe): Contrate caráter e treine habilidades.
E como isto acontece?
Em sua grande maioria, as atividades da Educação Corporativa são realizadas com foco no público interno, através de cursos, aulas, seminários ou atividades online. Por vezes estas ações também são ampliadas a outros públicos, como a família dos colaboradores, clientes, fornecedores e integrantes da comunidade. Os temas a se trabalhar são diversos, como liderança, solução de problemas, integração dos times ou demandas específicas.
Qual a diferença entre treinamento e educação corporativa?
De modo bem simples, os treinamentos focam em resolver uma situação pontual onde a empresa necessita desenvolver habilidades específicas de um grupo de colaboradores. Já na Educação Corporativa as atividades almejam a performance coletiva, melhorando a competitividade da empresa e incentivando a inovação.
Outro ponto fundamental é a diferença no papel do colaborador. No treinamento ele é mais passivo, receptor da informação. Já na Educação Corporativa ele é agente do processo, contribuindo com a formação do conhecimento. Hoje, é fundamental para as empresas utilizarem estratégias diferenciadas para a Educação Corporativa. Um desafio importante que enfrentamos consiste na integração de pessoas de diversas gerações, conciliando o modelo home office e presencial, além de apresentar a equipe um modelo de atuação baseado nos desafios atuais.
Gostou? O Experience Lounge dispõe das melhores ferramentas, além de expertise em desenvolver um projeto completo em Educação Corporativa. Fale com um de nossos especialistas.