É hora de reter talentos!

talentos
3 minutos para ler

Final de ano chegando e no meio corporativo é impossível não começar os boatos sobre os resultados, colaboradores promovidos, quem vai deixar a empresa. Todos tem talentos.

Mais do que orientados para trazer bons resultados, somos todos humanos e de verdade a espera que os esforços se frutifiquem e exista algum tipo de reconhecimento é natural.

Por isso para as empresas estamos no trimestre mais delicado, porque se no ano passado a empresa poderia utilizar do argumento “pandemia” para segurar algumas ações deste tipo, este ano estas ações precisam ser realmente realizadas e para as empresas que querem reter seus talentos, fundamental.

Vale lembrar que no último ano o discurso de todas as empresas era o foco na dedicação e com certeza seus times responderam a este chamado já que foi um período de tantas incertezas. Agora que começamos a voltar à normalidade e assim o mercado como um todo, se o time entende que não está tendo reconhecimento muitos começam a olhar “fora da caixa”.

Como o RH pode ajudar neste momento, para que não tenha a “fuga” de seus principais talentos.

  1. Avaliar corretamente as equipes: fundamental entender quem são os colaboradores em posições estratégicas. Muitas vezes a saída de um coordenador pode afetar mais a empresa do que de um diretor, do ponto de vista de clima organizacional e até mesmo a carteira de clientes. Mapear os times é sempre importante
  • Pensar à frente: muitas vezes é impossível por algum motivo realizar a transição de cargo ou salário, mas não deixe de reconhecer os esforços publicamente. Fato é que utilizar alguma ferramenta de recompensa é melhor do que não realizar nenhuma. Neste momento vale a máxima do Tim Maia: “não quero dinheiro, eu só quero amar”.
  • Crie um ambiente colaborativo: as ações de final de ano são fundamentais para manutenção do clima. Estamos voltando as atividades presenciais, reunir seu time para um evento é ótimo para marcar a retomada. Você pode pensar em ações maiores que envolvem diversas equipes, ou realizar em grupos menores, com o risco mais controlado.
  • Estimule a troca de áreas: muitas vezes uma promoção para outra área da empresa pode representar um desafio maior para o seu colaborador e não afeta o seu headcount.

Vale reunir o time para pensar em boas ideias e soluções! Sempre.

Você também pode gostar

Deixe um comentário