Diversidade, precisamos falar sobre isso
Durante muito tempo a questão de diversidade não foi discutida nas empresas, mas muitas vezes a falta dela era percebida por quem não se sentia ser “parte” do todo. Os tempos mudaram, evoluímos e as empresas também precisam se adaptar a este momento.
Mais do que necessário, a diversidade traz para as empresas uma oportunidade de crescimento coletivo, uma vez que une na mesma estrutura pessoas de diferentes culturas, orientação sexual, faixa etária, entre outras questões.
Olhar o mundo de forma mais plural traz ganhos para todos os envolvidos: colaboradores, clientes, mercado e algumas medidas simples podem ajudar sua empresa a trabalhar esta pauta de forma natural, como deve ser.
A melhor maneira de começar esta transição para uma empresa mais diversa é iniciar com uma análise interna, abrindo fóruns de discussão com seus colaboradores para entender o quão diversa sua empresa pode ser e quais as sugestões para melhoria.
Depois deste primeiro passo, vale rever também os processos de contratação, afinal contratamos talentos e não pessoas rotuladas. Não cabe definir sexo, idade, orientação sexual ou outro qualquer perfil delimitador para um cargo.
Fique atento quando colocar vagas no mercado, para que não haja nenhum tipo de inconsistência entre o discurso da diversidade e o que foi solicitado.
Vale muitas vezes fazer uma “seleção às cegas”, ou seja, ocultando do solicitante das vagas informações pessoais do candidato e se limitando a entregar as informações sobre formação acadêmica, competências e habilidades para o cargo.
Treinar as lideranças também é imprescindível, já que muitas vezes a empresa busca diversidade, mas os solicitantes acabam tendo um perfil pré-definido para o trabalho, o que acaba não sendo condizente com a política da companhia.
Alcançar a diversidade é um longo caminho, que envolve ter oportunidade iguais para todos, por isso comece agora.
Vai valer a pena o resultado!