Devo usar influenciadores na minha estratégia de marketing?

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Cada vez mais a importância dos influenciadores digitais ou criadores de conteúdo é considerada para definição de uma estratégia de marketing.

De fato, o mercado estima hoje que existam 50 milhões de “criadores de conteúdo” no mundo, ou seja alguém com certeza está atuando em seu nicho de mercado. Definir quem será o porta-voz do seu produto ou quem pode apoiar a sua estratégia de comunicação é sempre muito arriscado.

Como escolher um influenciador?

A melhor estratégia é pensar como o pai da noiva, ou seja, você não vai dar sua marca de presente para qualquer pessoa, não é mesmo?

Primeiro passo , como em todas as atividades de marketing: análise o seu mercado, perfil de seu público e qual a melhor rede para este tipo de ação.

Depois desta análise “off line” é hora de entrar nas redes e descobrir quem são os influenciadores deste segmento.

O próximo passo é observar o histórico de conteúdos da pessoa, já que a Internet é uma caixa de Pandora e agora vivemos uma política de cancelamento é fundamental entender o caminho que esta pessoa percorreu. Saiba que quanto mais popular o influenciador, além do investimento ser maior, os possíveis riscos à imagem de sua empresa também aumentam por conta de atitudes, declarações, posicionamentos.

Uma boa ideia é buscar influenciadores de nicho, os chamados nano-influenciadores. Além da questão de custo, também é mais viável você conseguir controlar o discurso e se algo der errado, sua margem de ação para solucionar o problema é maior.

Se o seu mercado é mais técnico, tenha a certeza de que seu influenciador seja realmente alguém gabaritado para tal.

Importante:

Não caia na armadilha da pressa!  Adotar uma estratégia de influencer precisa ser também pensada e como tudo no marketing: testada.

A sua marca é o seu maior valor! Proteja sempre!

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