Entenda a importância de desenvolver a cultura da empresa

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Uma das missões do RH moderno é desenvolver a cultura da empresa, afinal, esse aspecto influencia tanto a imagem externa como a interna da organização. Essa é uma tarefa desafiadora que, com certeza, merece as melhores estratégias.

Neste artigo, queremos compartilhar com vocês os principais pontos para tornar uma cultura corporativa mais sólida. Entendam a relevância desse tema e saibam como os pilares organizacionais podem ser trabalhados com eficiência. Continuem a leitura para conferir.

Por que desenvolver a cultura da empresa é importante?

A cultura da empresa é composta pelas diferentes práticas, ideais e objetivos que a guiam em sua trajetória. Por mais que toda organização tenha uma cultura, nem todas trabalham ativamente no desenvolvimento e na propagação dela.

Tomar posse do discurso da cultura interna é definir exatamente como vocês desejam que os colaboradores e o público externo vejam a corporação. Além disso, desenvolver esse aspecto dá mais segurança para que a liderança e todos os profissionais tracem metas e atuem com propósitos claros.

Entre as vantagens de ter uma cultura sólida, podemos citar:

  • melhora da experiência dos profissionais em relação à marca empregadora;
  • maior alinhamento dos comportamentos e da visão dos colaboradores;
  • melhora do clima organizacional e, consequentemente, da satisfação e produtividade dos profissionais;
  • maior índice de acertos nas contratações por observar o fit cultural no recrutamento;
  • maior competitividade no mercado por contar com equipes mais focadas, inovadoras e motivadas.

Como trabalhar os pilares da cultura organizacional?

Para desenvolver a cultura da empresa ou, até mesmo, mudar o direcionamento dela, é fundamental trabalhar os pilares, que são: a missão, a visão, os valores e as práticas e políticas internas.

A missão trata da razão de existir do negócio, ou seja, seu propósito. Se isso ainda não está bem definido, é necessário dar alguns passos para trás e pensar a fundo esse tema. Ela serve como um guia tanto para a criação de novos produtos e serviços como para o entendimento de um objetivo maior que deve ser atingido por meio deles.

Já a visão estipula para onde a organização se dirige em sua caminhada e qual é o alvo que deseja atingir. Uma cultura forte precisa ter isso de forma clara, do contrário, pode acabar se perdendo em suas ações ao longo dos anos e se tornar uma marca fraca no mercado.

Os valores também fazem parte dos pilares da cultura da empresa, pois são os ideais que a gestão defende. Eles norteiam a imagem que a organização passa para seus funcionários e a sociedade. Se valores relevantes são instituídos, a marca empregadora ganha um posicionamento mais atrativo para aqueles que têm fit cultural.

Por fim, é importante trabalhar as práticas e políticas internas da empresa, que são reflexos da aplicação da missão, visão e valores. Para atingir uma cultura sólida, esses itens devem sair do papel e estar presentes de forma clara no ambiente corporativo, na comunicação e nas relações interpessoais. Assim, poderão ser reforçados e propagados na empresa.

Perceberam como a cultura da empresa precisa ser alvo de ações que a tornem completamente desenvolvida e sólida? Isso com certeza vai impactar todas as dinâmicas internas e objetivos organizacionais.

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