Cuidado com o limite de velocidade

Velocidade
2 minutos para ler

Não estamos falando sobre dirigir acima da velocidade, mas muitas pessoas estão tentando trabalhar acima da velocidade do cérebro.

Sim. Há algum tempo muitas pessoas vêm buscando cursos, metodologias, recursos técnicos e até mesmo medicamentos para conseguir ser mais produtivo, como se a vida fosse uma eterna corrida contra o tempo.

Por isso, nosso texto de hoje é sobre os riscos para sua saúde de andar acima da sua velocidade.

Para explicar isso vamos voltar ao tempo que você estudava, certo? Então, alguns amigos eram melhores em algumas matérias, você em outras e o resultado é que nem todos tinham a mesma “velocidade”. A gente cresceu, arrumou emprego e bum! Lá estamos nós correndo contra o nosso DNA, querendo atingir performances que não somos obrigados a alcançar.

Powered by Rock Convert

Viver em eterna pressão, pode levar seu cérebro a trabalhar em “overclocking”. A expressão pode parecer estranha num primeiro momento, mas para o pessoal de TI significa colocar uma máquina (hardware) trabalhando acima do limite de processamento para o qual foi programado. Se em uma máquina isso pode gerar problemas, imagina para o seu cérebro.

Alguns sinais de que você está vivendo um processo de “overclocking”.

  • Ausência de vida social: mesmo na pandemia é necessário ter alguma atividade social, de interação com grupos com interesses diversos.
  • Não consegue desligar do trabalho: e aí não é o chefe!  É você que pensa só vou terminar este relatório, fazer esta análise, adiantar uma apresentação.
  • Dificuldade de concentração: quando o cérebro está cheio, você não consegue se concentrar, como um excesso de informação. E o processamento de novas informações ficam mais demorado.
  • Stress emocional: quando você está no limite, sua tolerância é mínima. Pode apresentar agressividade ou até mesmo crises de choro.

Uma dica, caso você perceba alguns destes sintomas é desligue. Mas como não é possível desligar um reator nuclear na chave apenas, procure ajuda. Pode ser um amigo, um grupo de apoio ou até mesmo uma terapia especializada.

Cuide da máquina mais importante sempre. Cuide de você!!!

Você também pode gostar