CRM – Você está fazendo isso direito?

CRM
2 minutos para ler

Com certeza você já ouviu falar de CRM – Customer Relationship Management, um nome mais moderno para o que todas as empresas já fazem há muitos anos Só por curiosidade histórica o primeiro sistema de CRM é considerado o da SEARS no século XIX.

O tempo passou, as empresas mudaram, a tecnologia veio para nos aproximar ainda mais dos nossos clientes e potenciais compradores. E todo mundo está fazendo CRM, alguns de forma mais especializada, outros de forma mais amadora.

Para ajudar você e sua empresa, vamos dar algumas dicas importantes para que você tenha bons resultados.

1) Mantenha os dados de clientes e prospects atualizados.

Este é um mantra, pois sempre ocorrem mudanças nas informações: seu  contato pode sair da empresa , mudar de cargo, trocar o email. Faça uma revisão sempre que possível. As redes sociais como LinkedIn podem ajudar muito neste processo.

Powered by Rock Convert

2) Tenha algum sistema ou mesmo uma planilha para controle e separe as atividades todas as suas interações com o Contato e ou empresa,como por exemplo: telefonemas, almoços, e-mails, WhatsApp. Reforce com sua equipe a necessidade de sempre anotar estas informações. Nenhum sistema se preenche sozinho e reforce sempre que o contato é da empresa.

3) Registre o máximo de informações que você pode ter sobre seu contato. Time de futebol, faculdade que se formou, tudo isso pode ajudar a criar ganchos emocionais naquela hora que a reunião não começa e o silêncio impera, além da oportunidade de se criar vínculos.

4) Todo cliente é importante, mas alguns mais importantes que os outros, então avalie seus contatos e clientes potenciais, seja por volume de compras, valor de venda média, tempo que o cliente está comprando da empresa, etc, cada negócio tem suas métricas.

5) Faça uma análise de qual tipo de empresa você pode atender. Muitas vezes esquecemos de olhar internamente. Esta avaliação é fundamental para você entender de que forma podemos atender com excelência. “Ado, ado, ado” – cada um no seu quadrado.

6)  No momento atual, esteja próximo do seu cliente oferecendo suporte. Todos nós estamos precisando de apoio, ideias ou até mesmo uma indicação. Ajude seu cliente a superar esta fase. Uma consultoria pode gerar mais vendas futuras do que somente tirar pedidos.

Sucesso!

Você também pode gostar