Contratações erradas causam prejuízos
Você sabia que erros de contratação causam aproximadamente US$ 20 bilhões de prejuízos para as empresas? Estes dados foram levantados pelo LinkedIn em sua plataforma global, que coloca o Brasil entre os países com o maior índice de contratações erradas.
Estes dados reforçam o trabalho realizado pela consultoria de recrutamento Robert Half que divulgou recentemente em uma pesquisa. Segundo este relatório, mais de 40% das lideranças entrevistadas realizaram uma contratação inadequada no último ano. Este número é bem alto, se consideramos que a pesquisa foi realizada com um universo de 300 profissionais em alto cargo executivo.
Os entrevistados falaram que muitos destes “erros” foram percebidos em poucas semanas, demonstrando o candidato estar despreparado para o cargo assumido. A pesquisa também apontou onde estes executivos acreditam que tenham falhado durante o processo.
Entrevistas focadas apenas no conhecimento técnico, a pressa por colocar uma pessoa no cargo esperado e principalmente não considerar habilidades de soft skills durante o processo foram apontados como fatores para os problemas.
Processos online são uma realidade nas grandes corporações e não haverá mudança neste sentido, o que devemos pensar é como adequar melhor vagas, testes e até mesmo as entrevistas a fim de buscar estas informações corretamente.
Nem sempre o processo é considerando como impreciso, uma vez que algumas empresas entendem que os primeiros 90 dias são um teste para a empresa, mas também uma oportunidade de desenvolver o candidato em questões que precisam ser evoluídas.
Quando são questões de conhecimento técnico, ainda é possível realizar algum treinamento ou um processo de coach para agilizar estes gaps. Já quando é uma questão de soft skills, quanto maior o cargo fica mais complicado evoluir neste processo, uma vez que muitas das atitudes já estão enraizadas pelo profissional.
Outro ponto é a questão do “fit cultural”, que muitas vezes na entrevista é avaliado de forma superficial e no dia a dia da operação é visível o desconforto tanto do candidato escolhido quanto do grupo onde ele está inserido.
Algumas dicas para melhorar o processo: contratar uma consultoria especializada, principalmente para cargos C-Level, evitar processos muito longos que podem tornar a vaga pouco atraente e remuneração no mesmo nível do mercado.
Tomando todos os cuidados, com certeza o turnover da sua empresa será menor.