Conheça os principais tipos de eventos corporativos para se inspirar

6 minutos para ler

Inseridos no calendário anual de muitas companhias, os eventos corporativos são ideais para aplicar as estratégias elaboradas pela instituição. Esse tipo de ação varia de acordo com a sua finalidade, seja para estreitar o relacionamento com os consumidores, lançar determinado produto ou serviço, ou até mesmo para auxiliar algum tipo de campanha de marketing, por exemplo.

Por isso, é essencial conhecer cada um deles para colocar em prática as táticas mais adequadas. Pensando nisso, montamos uma lista com alguns dos principais tipos de eventos corporativos. Acompanhe!

Congresso

Esse é o tipo de evento mais conhecido e realizado pelas empresas. O seu objetivo envolve debater assuntos de um determinado segmento do negócio. Um congresso é, geralmente, restrito aos profissionais da mesma área de atuação da organização e costuma ser executado por meio de várias sessões de trabalhos como painéis, conferências entre outros.

O congresso é um tipo de evento que suporta uma maior quantidade de pessoas e possibilita trabalhar diversos temas e estratégias do negócio. Já no lançamento de produtos, esse tipo de acontecimento corporativo não é tão interessante, pois apresenta uma margem muito alta de trabalho.

Nesse caso, é mais interessante pensar em algo direcionado e que foque no produto central a ser apresentado. Essa dica é muito válida para ajudar os empreendedores a entenderem qual o melhor tipo de evento corporativo para o seu negócio, sem deixar de pensar na qualidade do serviço.

Simpósio

Com reuniões executadas por especialistas renomados, liderados por um moderador responsável por explicar o tópico de cada tema abordado, o simpósio se assemelha a uma mesa-redonda. A única diferença entre eles é que, no fim do evento, os palestrantes não debatem os temas entre si, mas com o público presente.

Workshop

Normalmente realizado com grupos de pessoas, o workshop é um dos tipos de eventos corporativos que tem como meta treinar o público ou os colaboradores em uma determinada função. A aprendizagem pode ser abordada tanto de maneira teórica quanto de forma prática.

Independentemente do estilo de treinamento, todos eles estimulam a interação entre os participantes, contribuindo para que os envolvidos tenham um ótimo desempenho e levem da ação uma bagagem de conhecimento.

Palestra

Apesar de ser mais conhecido no meio acadêmico, as palestras também fazem parte dos estilos e eventos empresariais. Nelas, são apresentadas informações e novos assuntos ao público, por meio de um especialista da área, que fala sobre o tema escolhido a partir da sua perspectiva profissional.

Ao fim da palestra, é reservado um período para que a plateia faça perguntas pertinentes ao assunto abordado. Isso é feito para que um maior entendimento sobre o que foi dito seja alcançado e novas ideias sejam expostas no acontecimento.

As palestras são estratégias de eventos corporativos muito interessantes. Afinal, é possível debater sobre os mais diversos temas e esclarecer uma infinidade de dúvidas. É preciso ter bastante cuidado na hora de escolher os palestrantes. Isso ocorre porque eles são a alma desse tipo de apresentação.

Para que tudo ocorra de forma harmônica e em sintonia com os objetivos do evento, é necessário que o palestrante esteja em um bom nível de engajamento e qualificação para o trabalho.

Fórum

Geralmente realizada com um expressivo número de pessoas, a principal característica do fórum é a participação ativa da platéia. Nesse evento, a participação de quem deseja expressar um ponto de vista sobre o tema determinado é organizado por um moderador.

Dessa maneira, o debate livre ocorre de forma mais ordenada, permitindo que as conclusões, ideias e comentários do público se apresentem claramente. Assim, a empresa pode considerar os pensamentos expostos e tomar melhores decisões.

Eventos exclusivos

A exclusividade é algo que desperta um dos maiores interesses intangíveis do ser humano: a atenção. Nessa perspectiva, manter-se em um grupo seleto de pessoas faz com que o indivíduo se sinta ainda mais importante e valorizado.

São exatamente esses princípios preconizados pela criação de encontros exclusivos. O formato desses tipos de eventos corporativos baseia-se no sentimento de pertencimento a um grupo social exclusivo. Essa estratégia é muito interessante para se criar valor e elevar a relação cliente-empresa para um outro nível.

O cuidado com o planejamento de um evento exclusivo é essencial para que se alcance o sucesso e mantenha um bom nível de qualidade. Afinal, se tudo transcorrer de forma ruim, isso gerará a percepção de que a empresa também é ruim. Desse modo, é fundamental que haja um planejamento de cada detalhe e o uso de produtos que também demonstrem a exclusividade do evento em questão.

Produtos personalizados, por exemplo, são uma forma interessante de ser usada nesses tipos de eventos corporativos. Tudo isso converge para uma maior integração e alcance dos objetivos de exclusividade propostos no planejamento inicial.

Experiências gastronômicas

Essa é uma alternativa muito interessante para quem pretende inovar no campo de tipos de eventos corporativos. Oferecer comidas típicas ou até mesmo uma experiência gastronômica completa modifica os velhos padrões de relacionamento entre o cliente e a empresa.

Com isso, fica muito mais fácil alcançar um nível interessante de engajamento e relacionamento entre ambas as partes. As experiências gastronômicas são uma forma muito interessante de prospectar novos clientes, mas também favorece o estreitamento de laços entre antigos consumidores da empresa.

A escolha de um bom cardápio é o ponto-chave para quem pretende investir nessa estratégia. Isso é muito importante, já que algumas pessoas têm intolerância a certos alimentos. Imagine que uma empresa oferte produtos com glúten sem informar antes as pessoas. É provável que isso gere prejuízos e acabe afetando a construção da imagem da empresa. Não deixe de pensar nisso!

Neste artigo, você conheceu apenas alguns dos tipos de eventos corporativos existentes, pois a lista desses estilos é bem extensa. Ao organizar uma ação empresarial, é preciso definir muito bem as metas da companhia para que a reunião institucional seja bem sucedida e satisfatória para o público, patrocinadores e empresa organizadora. Tudo isso faz com que o evento alcance os resultados esperados no planejamento inicial, trazendo bons frutos a todos os envolvidos no processo.

Outra dúvida muito comum entre os diretores de recursos humanos e empresários é quanto à integração de novos colaboradores ao quadro da empresa. Pensando nisso, elaboramos um material com 4 dicas de como integrar esses funcionários. Temos certeza que você não vai querer perder essas dicas, não é verdade? Então, confira agora mesmo!

Você também pode gostar