Conheça 4 ferramentas tecnológicas para divulgar eventos
Qual é o papel da tecnologia em relação ao seu trabalho? Se você ainda não utiliza as ferramentas tecnológicas disponíveis, é melhor repensar a forma de divulgar eventos. Caso contrário, perderá visibilidade e, no pior dos cenários, audiência.
Sabendo o quanto você deseja estar por dentro das tendências, preparamos este post abordando a importância em disseminar informações nas redes sociais, as principais ferramentas tecnológicas para promover o seu evento e como motivar os usuários no ambiente digital. Confira!
Como divulgar eventos?
As novidades tecnológicas proporcionaram uma verdadeira mudança no comportamento da sociedade e transformaram a maneira de se comunicar. Em relação à divulgação de eventos, mais do que uma assessoria de imprensa, é preciso estar presente onde o seu público-alvo se encontra. Para isso, você pode utilizar as ferramentas que listamos a seguir:
1. Redes sociais
Compartilhar e promover o seu evento nas plataformas digitais é a maneira mais eficiente e econômica de divulgar sua programação. Porém, para falar com o público certo, é preciso escolher a linguagem e o formato mais adequado.
O Facebook, por exemplo, facilita o compartilhamento do conteúdo, a interação e o envolvimento do usuário. Além disso, a rede permite criar eventos e centralizar todas as informações mais importantes em um único lugar. Essas diretrizes, assim como novos dados, podem ser inseridos ou alterados antes, durante ou depois da realização do acontecimento.
O Instagram também é uma excelente alternativa para compartilhar experiências. Por meio de imagens bem produzidas, o conteúdo é um convite irresistível e tem altas taxas de envolvimento.
Outro recurso muito popular é o Stories. O formato oferece algo além do tradicional. Por meio de vídeos, imagens ou gifs, é possível criar uma sequência envolvente e com resultados em tempo real.
2. Chatbots
Os bots são programados para conversar e resolver as principais dúvidas dos usuários via chat. Após um levantamento dos principais temas e questões que podem surgir sobre a realização do seu evento, eles fornecem respostas automáticas e humanizadas a partir de determinadas palavras-chave.
3. Trello
Se existe uma coisa muito importante, é a divisão de tarefas. E na hora de planejar e divulgar eventos, mantê-las organizadas é indispensável.
O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos no formato de listas. Ele permite estruturar tarefas de forma completa, além de definir prazos e data de entrega. Isso garante que nada seja concluído ou resolvido fora do tempo.
4. WhatsApp
Ainda que as redes sociais sejam muito populares, nem todo mundo se arrisca a criar vários perfis pela internet. Porém, se existe uma unanimidade, é o WhatsApp. Contudo, o usuário deve ser comunicado previamente e autorizar o recebimento de conteúdo informativo e promocional.
Além de uma comunicação direta e pessoal, o app oferece recursos muito interessantes, como a criação de grupos, em que os participantes podem receber notícias privilegiadas e em primeira mão. Isso gera não apenas um sentimento de exclusividade, mas também faz com que o público se sinta acolhido.
Como engajar o público no ambiente digital?
Para que o evento se mantenha atrativo até a sua realização, é crucial gerar engajamento nas redes sociais. Sendo assim, apresentamos algumas formas de se destacar.
Hashtags
A hashtag é uma forma de personalizar a sua comunicação. Elas devem ser curtas, objetivas e de fácil identificação. Por meio delas, o usuário pode filtrar as mensagens e visualizar apenas as conversas mais importantes sobre o tema.
Ações pontuais
Realizar algo especial e inusitado pode surpreender o seu público e aumentar a sua expectativa em viver toda a experiência que o evento possa oferecer. Por isso, não poupe esforços durante o período de divulgação. Faça uma transmissão ao vivo com algum convidado especial, publique um storie mostrando os bastidores ou promova concursos culturais com premiações exclusivas e que gerem visibilidade.
Para divulgar eventos é preciso reunir profissionais qualificados e utilizar as ferramentas certas. Ao contrário do que se imagina, o trabalho nas redes sociais acontece a cada post publicado. Sendo assim, é preciso estar atento ao monitoramento para responder os feedbacks e fortalecer a sua marca.
Gostou do nosso post e gostaria de saber mais sobre o assunto? Então leia o nosso artigo sobre como fazer uma divulgação de eventos sem igual.