Comunicação digital: o que é e como a sua empresa pode aplicá-la

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Sempre importante, a comunicação digital é um instrumento estratégico para as empresas. Através dela é possível não só unir seus colaboradores, como falar com diferentes públicos e manter sua marca ativa no mercado. Afinal, como já dizia o Velho Guerreiro: Quem não se comunica, se trumbica.

Com a revolução digital iniciada pela popularização Internet na década de 90 e no início do século XXI das redes sociais esta comunicação ganhou muito mais agilidade e podemos afirmar também que se tornou uma via de mão dupla, já que agora não é só você que transmite a sua mensagem, mas também deve estar aberto a receber críticas e elogios.

Grandes empresas já perceberam como atuar neste novo cenário, conquistando credibilidade e trazendo mais clientes para sua marca, mas todo cuidado é pouco para não errar neste novo xadrez. Vamos dar algumas dicas para o seu sucesso.

  1. Alinhamento – sua comunicação deve estar totalmente nivelada com suas personas. Site, redes sociais e até o discurso dos seus colaboradores precisam estar em sintonia. No mundo atual você nunca sabe como os clientes vão te encontrar e eles precisam receber a mesma mensagem para que não ocorra quebra de expectativas.
  • Frequência e sequêcia – a partir do momento que você inicia um processo de comunicação, tem que considerar esta regra básica. Se optar por trabalhar com as redes sociais é fundamental saber os melhores horários para postar e qual o melhor conteúdo para engajar o seu público. Criar relacionamentos é fundamental para o sucesso do seu negócio.
  • Tenha cuidado – tudo que postar poderá ser usado contra você. Por incrível que pareça esta é uma regra essencial para a comunicação corporativa nas redes sociais. E como numa caixa de Pandora, em um momento de crise suas páginas serão avaliadas em busca de possíveis erros cometidos.
  • Tenha um Porta Voz e evite ruídos – mensagens importantes, seja para o mercado, consumidores e principalmente para os seus funcionários devem ser comunicadas pelos principais líderes da companhia. Isso transmite segurança e principalmente tranquilidade para sua equipe interna, que é o elo com o seu cliente.
  • Diferencial competitivo – uma marca forte transmite excelência na sua comunicação. Quando uma empresa consegue cumprir os itens anteriores com todos os seus públicos (interno e externo) isso automaticamente reflete na credibilidade e no grau de confiança do consumidor.

Uma outra dica para se comunicar com o mercado e com a equipe, principalmente neste momento, é utilizar da estratégia de reuniões corporativas online e lives para o público final. Sua empresa pode alinhar resultados, expectativas, contar novidades e principalmente integrar as pessoas.

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