Como promover dinâmicas de integração para os funcionários?

7 minutos para ler
Um dos grandes desafios de uma empresa é desenvolver estratégias que aumentem a produtividade do negócio. Nesse sentido, investir em atividades relacionadas às dinâmicas de integração dos setores de serviço dentro da empresa é uma boa opção para elevar o rendimento do grupo de colaboradores.

Essa estratégia contribui para melhorar o clima organizacional, interligar os diversos setores, evoluir a comunicação interna, entre outros benefícios. Por isso, é de grande importância que os gestores saibam como fazer um evento de integração para sua equipe e o momento ideal para realizá-lo.

Listamos aqui algumas das principais informações sobre o tema. Falamos sobre o melhor momento para realizar os eventos de integração e como fazê-los com sucesso. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Qual é a melhor hora para realizar eventos de integração?

As dinâmicas de integração são ferramentas flexíveis, que podem ser usadas em diversas situações do cotidiano empresarial. Elas são especialmente estratégicas para a gestão que percebe a necessidade de investir nas relações pessoais entre seus colaboradores.

Eventos de integração podem ajudar a motivar a equipe a enfrentar algum desafio do setor ou integrar grupos que estão com problemas de relacionamento. Além disso, servem para promover confraternizações de maneira leve e diferenciada.

Confira agora alguns momentos estratégicos para a promoção de um evento de integração.

Celebrar resultados

O reconhecimento dos resultados positivos dos colaboradores é muito importante para gerar o sentimento de valorização na equipe. Dessa forma, a realização de eventos de integração contribui para que os funcionários se sintam parte da empresa, além de reforçar os benefícios do trabalho em grupo.

Treinar equipes

Outro momento-chave para realizar eventos de integração são as programações de treinamentos da equipe. Por desenvolver as habilidades profissionais e aumentar a performance do grupo, essa atividade deve ser realizada sempre que possível.

Usar dinâmicas mais lúdicas e com conceitos de gamificação é estratégico nesse momento, visto que a fixação do conteúdo do treinamento é maior e o investimento gera mais retorno para a gestão. Com isso, consegue-se evoluir o rendimento das tarefas prestadas e o engajamento de todos os funcionários.

Integrar pessoas

O crescimento de uma empresa faz com que novos integrantes cheguem ao time com frequência. Para que as equipes mantenham alta performance, é fundamental que todos os profissionais se conheçam bem e estejam integrados.

Por isso, promover eventos de integração de pessoas é mais um momento pertinente para que as dinâmicas de integração sejam usadas.

Esse tipo de ação pode acontecer periodicamente. Dessa forma, as equipes estarão sempre em contato entre si e umas com as outras, garantindo que todos os profissionais da empresa tenham a mesma visão em comum.

Marcar datas comemorativas

As datas comemorativas da empresa, como aniversários, festas de fim de ano e dia do trabalhador são bons momentos para investir em dinâmicas de integração.

Nessa hora, o principal objetivo é valorizar os colaboradores e reconhecer a sua importância para o sucesso da empresa, agradecendo pelo trabalho feito ao longo do ano. Com isso, é possível motivar os funcionários e desenvolver a colaboração mútua entre a equipe.

Como fazer um evento de integração?

Entender o melhor caminho para planejar e executar um evento de integração é o que vai garantir o sucesso dessa iniciativa.

A princípio, é necessário estabelecer a estratégia e os objetivos que se quer alcançar com as dinâmicas de integração. Fatores como o perfil dos colaboradores, a quantidade de setores que vão participar e os propósitos do evento devem ser considerados.

Compartilhamos abaixo as principais etapas para realizar um evento de integração. Confira!

Compreender as preferências dos colaboradores

Primeiramente, é necessário compreender as preferências dos colaboradores. Fazer a análise do perfil dos funcionários ajuda no planejamento da programação e do tema a ser trabalhado.

Caso o evento reúna pessoas de diferentes setores, é importante desenvolver assuntos que conectem as equipes, buscando gerar mais integração.

Definir o objetivo da dinâmica

Também é válido definir o tipo e o objetivo da dinâmica, pois por mais que os eventos possam proporcionar diversão, devem agregar valores construtivos para a equipe e a empresa.

Entre os objetivos, podem estar:

  • mais engajamento dos colaboradores para determinada tarefa;
  • aperfeiçoamento das habilidades de networking nas áreas de marketing e vendas;
  • criação de relações profundas de confiança;
  • relaxamento e alívio de estresse e da pressão diária;
  • contato mais próximo com gestores e executivos.

Dessa forma, é interessante elaborar dinâmicas inovadoras que possam, de fato, potencializar a integração dos setores de serviços.

Montar uma equipe responsável pela organização

Delegar a organização para uma equipe responsável e com experiência é uma forma de fazer com que o evento atinja os objetivos de maneira eficaz.

Isso acontece porque profissionais já habituados na gestão de eventos vão entender quais são as necessidades do público, entrar em contato com fornecedores competentes e escolher as melhores alternativas para uma programação engajadora.

Profissionais do setor de comunicação, relações públicas e recursos humanos podem trabalhar em conjunto para resultados satisfatórios.

Escolher o local do evento

Inovar é preciso se você quer realmente engajar os colaboradores em um evento corporativo. Sair do ambiente já conhecido do escritório e levar a equipe para um espaço diferenciado é uma das chaves para proporcionar uma experiência marcante.

Além disso, o local do evento precisa ter a infraestrutura adequada para receber os profissionais de forma intimista e atrativa. O ambiente condizente com o tema tratado melhora a qualidade da dinâmica de integração.

Elaborar dinâmicas inovadoras

As dinâmicas de integração podem ser o verdadeiro ponto alto de um evento corporativo, mas para isso elas precisam trazer uma proposta inovadora e um propósito claro.

O team building é um bom exemplo, pois essa ferramenta desenvolve práticas em equipe por meio de atividades lúdicas e interativas, garantindo mais envolvimento do grupo com os temas propostos.

Os temas de uma dinâmica de team building são diversos e adaptáveis ao perfil do time de profissionais. A experiência pode ser enriquecedora, além de leve e divertida.

Atividades gastronômicas estão entre as dinâmicas diferenciadas que podem apresentar resultados surpreendentes. Esse tipo de experiência é extremamente sensorial e prazeroso, ao mesmo tempo que evoca o espírito de equipe e a criatividade.

Entre as outras dinâmicas de integração que você pode apostar estão:

  • escape room;
  • quebra-cabeça;
  • trilha no escuro;
  • caça ao tesouro;
  • torre de babel;
  • jogo dos rótulos;
  • quebra-gelo.

Promover dinâmicas de integração para os funcionários é de grande importância para o desenvolvimento do grupo de colaboradores e para a conexão dos setores de serviço da empresa.

promoção de eventos interativos tem o potencial de aumentar a eficiência e a produtividade das atividades da empresa. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a perceber como é possível promover dinâmicas de interação de sucesso.

Se você se interessou sobre experiências de team building gastronômico, entenda como ele funciona na prática!

Você também pode gostar