Como planejar e produzir uma live de qualidade

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Nos últimos meses presenciamos uma grande quantidade de lives com diferentes formatos e conteúdo. Apesar do sucesso, ainda estamos na fase de aprendizado deste novo modelo. E fica a pergunta: como se destacar? O que leva a audiência a escolher este ou outro evento online?  Neste texto entregamos preciosas dicas de como planejar e produzir lives que se destaquem por sua qualidade.

O primeiro passo é com certeza o planejamento, uma vez que as lives estão cada vez mais profissionais e este é um ponto estratégico.

  1. Escolha o canal principal – Diversas redes sociais oferecem a opção de transmissão ao vivo. Vale a pena escolher uma rede como a plataforma oficial para o seu evento. Tradicionalmente o Youtube tinha maior relevância neste segmento, mas o Instagram cresceu muito por conta da facilidade em conectar pessoas e hoje tem mais destaque.
  • Público – como estamos falando do mundo virtual, você pode abrir um pouco mais seu leque se assim optar, trazendo novos consumidores para conhecer sua marca ou proposta de valor. Se o objetivo for divulgar produtos e serviços, temos uma excelente oportunidade de aproximação e de conquista do público alvo. Outra opção são os eventos de relacionamento, que funcionam para fortalecer a parceria no mercado B2B e promover a recompra dos clientes no mercado B2C.
  • Temas interessantes– seu tema é relevante para o momento? Entenda que estamos vivendo um período diferente e seu conteúdo pode estar competindo com outros temas de empresas que até então você não classificava como competidores diretos. Que tal oferecer um tema mais leve, como um momento de descontração para sua audiência? Oferecer novas experiências pode trazer boas lembranças e fixar a marca.
  • Data – escolha o melhor dia e horário. Muita gente que está em casa neste período não está necessariamente em um lugar silencioso e apropriado para assistir. Quando estiver planejando seu evento, pense em horários livres das demandas diárias e do trabalho home office.
  • Divulgação – As estratégias de divulgação são muitas e realizadas na sua grande maioria pelas redes sociais. Você pode criar uma página para o evento, gerar expectativa com chamadas, pequenos vídeos ou mesmo lembretes para os inscritos.  Uma outra dica de como você pode tornar seu evento especial é criar um código virtual, que funcionaria como um ingresso vip para o evento, dando acesso a uma experiência mais exclusiva.

Passada a fase do planejamento, vamos pensar na produção. Ela é responsável pela entrega da sua mensagem. Você não precisa necessariamente realizar uma megaprodução, digna de um show de rock, mas é importante uma live de qualidade que transmita profissionalismo. Os principais pontos que você deve observar são:

  1. Equipamentos: Hoje é possível gravar uma live com um bom smartphone, mas com certeza um equipamento melhor faz diferença no resultado, como uma câmera com saída HDMI e de preferência FULL HD.
  • Áudio – Microfones de lapela ou de mesa melhoram a performance da transmissão. Também é mandatório testar o áudio antes de iniciar o evento.
  • Ambientação – Escolha um local com boa acústica e prepare uma cenografia ambientada ao tema. A principal informação é você e sua empresa, tenha isso em mente, por isso o ambiente deve reforçar a mensagem transmitida.
  • Iluminação – Muito importante para que você consiga ser bem visto. Se tiver algum compartilhamento de tela, pense em fundos claros para que a imagem se destaque.
  • Conexão – Escolha uma conexão excelente, para que não tenha problemas no dia como queda de sinal ou travamento da tela. O tempo do seu convidado é precioso e ele escolheu a sua live, então merece todo este cuidado.

Vale ressaltar que quanto mais profissional for a produção do seu evento, melhor será o retorno e avaliação obtidos. Pense nisso na hora de calcular os custos.

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