Como os eventos podem ser usados para marketing de relacionamento?

Marketing de Relacionamento
4 minutos para ler

Embora possa parecer atual, a história do marketing já dura mais de 500 anos, tendo como maior marco a invenção da prensa, de Gutenberg. Desde então, devido a sua imensa adaptabilidade às novas tendências sociais e tecnológicas, a área criou várias estratégias diferentes, como o marketing de relacionamento.

Esse tipo de marketing é focado na satisfação da clientela e no relacionamento entre todos os envolvidos no processo de compra e aquisição de novos clientes.

Por isso, conhecer essa estratégia é essencial para todos aqueles que lidam com eventos. Quer saber mais sobre como incluir esses conceitos em seu cotidiano?

Continue a leitura!

O que é o marketing de relacionamento?

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas e por seus gestores é a aquisição — e, mais importante, a fidelização — de clientes. Para isso, é necessário ganhar a atenção dela e convencê-la de que o seu produto ou serviço é exatamente aquilo que ela precisa.

Por isso, o marketing de relacionamento tem como principal objetivo a formação de boas e duradouras relações. Para ele, uma relação forte e consistente é muito mais importante do que uma venda direta e única, que não produz retornos a longo prazo.

Esse tipo de estratégia está raramente atrelada a um produto específico, trabalhando muito mais com uma marca ou conceito, fidelizando o cliente e tornando-o, de certa forma, parte dos negócios como uma peça-chave.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Já deu para perceber que existem diversos benefícios no investimento em marketing de relacionamento, não é mesmo? Afinal de contas, um cliente fiel e dedicado é uma incrível ferramenta para qualquer empresa. Entre as principais vantagens de desenvolver essa proximidade com os usuários de seus serviços estão:

  • maior rentabilidade por meio de clientes fiéis;
  • consistência na experiência do cliente, que cresce continuamente;
  • feedbacks mais elaborados, sinceros e frequentes, que auxiliam na melhora do serviço oferecido;
  • fortalecimento da marca no mercado;
  • ocorrência do marketing ‘’boca a boca’’, feito por meio de indicações dos próprios clientes.

Como um evento pode ajudar na utilização do marketing de relacionamento?

Agora que você já compreendeu os principais benefícios, confira o papel dos eventos nesse processo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Exclusividade

Um dos principais meios pelos quais os eventos auxiliam no desenvolvimento do marketing de relacionamento nas empresas é a exclusividade oferecida em tais situações.

Ao participar de um evento de qualidade, o cliente nota que é especial para aquela marca e se torna muito mais aberto a fechar negócios importantes e depositar o seu dinheiro e confiança nas pessoas envolvidas.

Proximidade e interação

Interagir com o seu público-alvo é uma das melhores maneiras de criar uma boa conversão de negócios. Em eventos, é possível conversar diretamente com o consumidor de seus serviços, mostrando que você é acessível e está disposto a ouvi-lo.

Oferecer brindes ao fim dos eventos — e entregá-los individualmente — reforça ainda mais essa ideia, fazendo com que o cliente se sinta único e acolhido no ambiente daquela marca.

Interesse pelo produto ou serviço

Os eventos também são uma ótima forma de mostrar o seu produto ou serviço, seja diretamente (por meio de palestras, por exemplo), ou utilizando-o como parte da experiência oferecida a todos naquele momento.

Com a criação de estratégias onde o seu produto será o principal astro do evento, é possível fazer com que o cliente se familiarize com o serviço por meios diferentes e originais.

Experiência única

Ainda falando sobre métodos diferentes e inovadores, o principal objetivo dos eventos no marketing de relacionamento é fornecer experiências únicas aos convidados, deixando o produto ou serviço sempre vivo em suas memórias.

Por isso, crie eventos que conversem com o seu público, combinando sempre com o seu estilo e falando a sua língua. Fazer com que os presentes se sintam queridos e exclusivos é a melhor opção para uma fidelização eficaz e duradoura.

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens do marketing de relacionamento para o seu negócio e sabe exatamente como os eventos podem ajudar nesse processo, não perca tempo e passe a investir nessa grande estratégia!

Para saber ainda mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre marketing de relacionamento e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar