Como o RH pode combater o etarismo nas empresas?
Há algumas semanas o Etarismo entrou na pauta de discussão, sendo até mesmo capa de uma grande revista semanal, discutindo uma questão única: os novos 50 anos.
As empresas sempre argumentam que o assunto faz parte da pauta de diversidade, mas pesquisa da PWC aponta que esta é uma das últimas questões a serem analisadas dentro do tema diversidade, ficando atrás da questão do racismo, questões de gênero, equidade salarial, deficiência entre outras.
Outro estudo que vale a pena ser avaliado é o estudo realizado pelo MIT que comprovou que algumas habilidades melhoram com o tempo, ou seja, um profissional Senior sempre terá muito a agregar ao time.
É reconhecido que os profissionais acima de 50 anos são mais resilientes, possuem um forte senso de engajamento e rápida adaptabilidade a mudanças, afinal já vivenciaram diversas delas durante seus anos de trabalho.
O que se percebe hoje nas empresas é que os profissionais mais velhos normalmente são os que já estão na empresa e muitos deles são obrigados a uma aposentadoria compulsória quando atingem determinada idade.
Como o RH pode ajudar neste processo?
Vantagens de investir na diversidade etária
O RH deve demonstrar aos gestores da empresa como gerar oportunidades iguais para todos os profissionais, independentemente da idade. Isso é importante para garantir que todos os colaboradores sejam tratados de forma justa e equitativa.
Humanização dos planos de carreira
Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a grande maioria dos profissionais ativos no mercado de trabalho não pensa em aposentadoria imediata. Dessa forma, é importante refletir, humanizar e modificar o planejamento da carreira, revisar questões como aposentadoria compulsórias e demais barreiras que atrapalham a continuação da carreira.
Imparcialidade nas contratações
O primeiro passo para eliminar a discriminação em processos seletivos é retirar o filtro de faixa etária. Pensar nas habilidades técnicas e comportamentais do indivíduo é fator necessário para a eliminação destes rótulos.
Ao terceirizar o processo de seleção muitas empresas buscam exatamente alcançar esta neutralidade, fundamental para um bom processo.
Fortalecimento da marca empregadora
O mercado já entende a importância da diversidade e inclusão dentro das empresas. Essa é uma estratégia cada vez mais valorizada também pelos consumidores, que vê nas organizações com um quadro diverso e inclusivo uma vantagem competitiva
Cada vez mais teremos profissionais seniores à disposição no mercado, com infinitos talentos e muito conhecimento, cabe ao RH repensar sua forma de entender diversidade e aproveitar a oportunidade de exercitar a diversidade.