Como o RH pode ajudar na produtividade
Estamos cada vez mais envolvidos em mais projetos na produtividade e, ao mesmo tempo, temos menos tempo disponível para realizá-los.
Um dos grandes benefícios de trabalhar em casa é que você pode definir seus próprios horários e tempo de trabalho. Porém, muitos profissionais com este tipo de trabalho muitas vezes aumentam suas cargas de trabalho, não necessariamente se tornando mais produtivos.
E o que é ser produtivo?
Ser produtivo é fazer mais com menos e você pode melhorar bastante a produtividade se aprender como atuar de maneira mais eficaz. O que muitas vezes está atrapalhando é a forma como você trabalha.
Como o RH pode ajudar aos times?
É fundamental que o RH tenha uma atuação voltada para ajudar o time a alcançar os resultados desejados, isso vai desde o acompanhamento de metas e programas de melhoria, até ajudar no monitoramento de horas extras por parte dos colaboradores, para que não haja um excesso e isso indique alguma falha no processo.
Para isso vamos dar algumas dicas de como ser mais produtivo no trabalho.
Planejamento
Para toda e qualquer atividade o planejamento é ideal, afinal ninguém corre uma maratona sem treino. Focar os primeiros minutos do seu dia em planejar sua rotina é a melhor forma de ser produtivo, sabendo tudo que você tem que fazer é mais fácil organizar sua agenda.
O que fazer primeiro?
Com certeza você já ouviu que tudo é prioridade, ou em alguns casos as pessoas criam a prioridade -1 para dizer que é a fundamental. Não importa como sua empresa trabalhe, você precisa eleger quais são as prioridades para o seu dia. Se você trabalha atendendo diversos setores tomar esta decisão pode ser ainda mais complicado, por isso é importante pensar no macro e se perguntar: qual atividade impacta mais para o negócio da empresa? Assim você consegue priorizar sua rotina dentro da urgência de diversos outros departamentos.
Respirar
Você conhece o Método Pomodoro? Criado nos anos 80 pelo então universitário italiano Francesco Cirillo, o Método Pomodoro se resume em separar 25 minutos para fazer uma determinada tarefa, em intervalos de 05 minutos para respirar, esticar as pernas e a cada 04 intervalos de 25 minutos uma pausa maior de 10 minutos. É ideal para não sobrecarregar o cérebro. Já existem bons aplicativos que podem ajudar você na gestão do tempo. Alguns mais famosos: Tomato Timer, Forest, Noisli.
Foco, sempre ele.
É impossível ser produtivo e ficar olhando a tela do celular. Uma pesquisa mostra que O Brasil se encontra na segunda posição global dentre os países que mais gastam tempo na Internet. Em média, os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Deste total, 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone. Perceba que a pesquisa fala em “gastar tempo”, ou seja vídeos de tiktok, post de redes sociais e outros que não realmente fazem parte do trabalho.
Não seja multitarefas.
Se você percebeu, temos apenas duas mãos e talvez esta seja a melhor dica de todas: alguns pratos sempre irão cair. Quanto mais tarefas você colocar no seu dia, menor sua produtividade. O cérebro precisa priorizar uma tarefa de cada vez, mesmo que no principio você pareça ser mais produtivo, com o tempo tende a perder assertividade.
Comece com o que é mais difícil de fazer.
Sabe aquela dica de mãe, que vale para a vida toda, é esta. Quando você tem uma atividade que você não gosta, tende a postergar e aí ela irá se tornar um problema futuro. Afinal toda atividade urgente já foi um dia algo que foi postergado por não parecer importante para alguém.
Celebre pequenas vitórias.
Imagine seu dia como uma corrida de obstáculos. Pense que cada atividade é uma etapa a ser vencida e para aumentar sua produtividade, celebre ao final do dia. Sim, o cérebro funciona bem com recompensas. Pode ser um banho demorado, um filme, uma pizza, seu chocolate favorito, você merece!
Bora malhar!
Talvez um dos itens mais complicados para workaholics é colocar atividade física na agenda. Necessário para manter sua saúde física e principalmente mental. Atividade física provoca bem estar e ajuda a produzir os hormônios da alegria (serotonina e noradrenalina).
Pode parecer complicado no começo, mas com certeza se você implementar estas dicas no seu a dia os resultados que você irá alcançar serão bem melhores.