Afinal, como manter um bom relacionamento com o cliente?

relacionamento com o cliente
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Com a competitividade cada vez maior no mercado, para uma empresa se destacar é preciso oferecer mais que um serviço ou produto de qualidade, ela tem que encantar os seus consumidores. Dessa maneira, pode se fazer presente e é lembrada como primeira opção. Pensando nisso, você sabe como manter um bom relacionamento com o cliente?

É comum as corporações focarem nos seus processos para entregar o melhor bem que puderem. Afinal, qualidade é importantíssimo. No entanto, a relação com o cliente vai além de proporcionar uma boa aquisição, ela deve ser estreita para que se mantenha por muito tempo. Quer saber quais são os benefícios de ter um programa de relacionamento com o cliente? A gente explica agora mesmo. Vamos lá?

O que é um programa de relacionamento com o cliente?

O programa de relacionamento com o cliente é uma série de atividades que proporcionam benefícios aos consumidores. Ele é uma estratégia para fidelizar os clientes e atrair novos. No fim das contas, quem não quer sair ganhando, não é verdade?

Ele tem como objetivo apresentar as vantagens que o produto ou serviço oferece, mostrando ao cliente por que a corporação se torna indispensável para ele. Quer alguns exemplos simples de programas de relacionamento?

  • um salão de beleza oferecer uma oficina de cuidados com a pele ou de automaquiagem;
  • uma hamburgueria que tem um cartão fidelidade, no qual o cliente ganha um lanche atingindo determinada quantidade de compras;
  • uma empresa que proporciona uma vivência, como Wine Experience ou Pizza Gourmet, para os seus maiores clientes.

Por que oferecer um programa de relacionamento?

Se duas empresas oferecem um serviço no mesmo padrão de qualidade e pelo mesmo valor, como o consumidor escolhe entre eles? Como fazer o desempate? Bom, ele vai pela que oferecerá um bônus. Esse é apenas um dos motivos pelos quais é interessante ter um programa de relacionamento.

Custo

Em um primeiro momento, você pode achar que oferecer benefícios será um custo a mais para a empresa. No entanto, não é assim que deverá considerar. Veja isso como um investimento, pois terá um ótimo retorno. Lembre-se de que manter os clientes é menos custoso e dispendioso que fazer novos.

Engajamento

Consumidores engajados são ótimos para os negócios. Isso porque eles acabam virando parceiros da empresa, recomendando os serviços e produtos a outros potenciais clientes. Sendo assim, ter um bom relacionamento com eles traz mais benefícios do que se pode imaginar.

Aumento dos lucros

O ticket médio de clientes fidelizados costuma ser maior que de novos consumidores. Só daí já dá para perceber como é uma boa oportunidade ter um programa de relacionamento. Além disso, dá para cobrar a mais pelos serviços e produtos pelo simples fato de que o cliente está disposto a pagar pelo valor de um bom atendimento.

Como manter um bom relacionamento com o cliente?

Isso pode ser mais fácil do que você imagina. É preciso ter a sensibilidade de captar o que o consumidor gostaria de receber a mais por escolher a sua empresa. Um bom atendimento é o primeiro passo, a partir daí, é usar a criatividade para encantar os seus parceiros.

No mundo dos negócios, o que está muito em alta são as vivências. Levar os clientes para uma experiência incrível ajuda a estreitar os laços e diz para eles o quanto são especiais e importantes para a corporação. Sendo assim, trace estratégias que são adequadas ao perfil da empresa para manter um bom relacionamento com o cliente.

Quer entender mais sobre marketing de relacionamento? Então, aproveite que está por aqui e leia 5 cases para se inspirar!

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