Como incentivar seus colaboradores durante o home office?
Home office ou escritório em casa, também chamado de trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho, é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos. Basicamente, trata-se de permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que disponha de algumas ferramentas, como telefone e um computador com conexão à internet para incentivar.
Um dos segredos de uma empresa de sucesso é saber compor seu quadro de talentos, trazendo diferentes perfis que agreguem valor à companhia. Com a pandemia que atravessamos surge uma habilidade colocada à prova: o trabalho remoto e a capacidade da autoliderança.
O trabalho remoto traz muitos pontos positivos, mas como dissemos, diferentes talentos demandam diferentes habilidades. Algumas pessoas reagiram positivamente ao home office, com maior produtividade, melhor concentração, ausência de trânsito diário, entre outros pontos positivos. Mas para outros a situação é bem diferente. Não estar próximo a seus pares, uma menor troca de informações diárias e até mesmo a ausência da tradicional hora do almoço podem fazer diferença.
As lideranças precisam considerar que alguns colaboradores residem sozinhos, tem seus parentes em outros estados e o escritório adquire uma conotação social muito importante em sua vida. Por isso considerar ferramentas para estímulo da concentração, criatividade e automotivação são fundamentais para manutenção da produtividade.
Por isso listamos algumas ideias sobre como ajudar sua equipe nesta transição.
- Programação da agenda de trabalho: Mantenha um controle da agenda de seu time de colaboradores. Eles necessitam de tempo hábil para produzir suas demandas e participar das reuniões remotas. Essa dica vale principalmente para profissionais que estão envolvidos em projetos distintos e equipe multidisciplinares.
- Utilize ferramentas de colaboração: existem diversas ferramentas gratuitas online que podem ser uteis para gestão do trabalho. Estas ferramentas ajudam colaboradores que tem uma menor experiência em gestão de tempo. Um exemplo de boa ferramenta é a Monday.
- Crie ações surpresas: Traga sua equipe para perto, mesmo estando longe. Que tal enviar um menu de comida japonesa para que toda a equipe possa almoçar virtualmente reunida? Ou um docinho para animar a equipe no meio da tarde.
- Faça ligações para sua equipe: Abra espaço em sua agenda para conversar com cada profissional do seu time, tentando entender como está o processo de adaptação e como você pode ajuda-los em suas atividades. Dê exemplos de superação, com dificuldades profissionais encontradas e como foi possível superá-las.
Além disso, criar atividades para o grupo pode ser relaxante e ajudar numa “Happy Friday” divertida.
- Noite do Chef – inspirada nos programas de TV, você pode enviar uma cesta com ingredientes para que sua equipe crie receitas.
- Degustação de Vinho Online – que tal organizar um happy hour diferente? Um sommelier pode ajudar as pessoas a descobrirem novos sabores nos vinhos selecionados.
- Noite dos Jogos – com certeza você já tem um pessoal que joga online, que tal organizar um campeonato?
Estamos em tempos de aprendizado coletivo. E seja qual for o seu desafio, o Experience Lounge tem um time especializado em motivar equipes. Venha conversar com nossos especialistas e saia com um projeto especial personalizado para o seu time voltar a brilhar!