Como evitar a Síndrome de Burnout em sua equipe.

Síndrome de Burnout
3 minutos para ler

Estamos há mais de 01 anos vivendo num estado de extrema tensão. A incerteza quanto ao final deste período, distanciamento social, trabalho home office, crianças em casa, definitivamente o nosso antigo normal está fazendo muita falta na equipe.

Para profissionais de alta performance esta fase tem sido ainda mais complicada e é comum termos casos de Síndrome de Burnout nestas equipes. Em resumo “Burnout” é um pedido de socorro do seu corpo, um aviso que está no limite.

Por conta da maior carga horária de trabalho e o fator psicológico de “ir para casa”, que ajuda a colocar o cérebro num modo de stand by em relação às atividades realizadas, alguns profissionais estão produzindo mais do que deveriam e em resumo, apresentando um estado de estresse crônico.

Fique atento a alguns sintomas muito comuns desta Síndrome e algumas dicas para evitar isto na sua equipe.

  • Fadiga Crônica – a exaustão é sentida por uma falta de energia e um cansaço infinito.
  • Insônia – dificuldade de dormir ou acordar no meio da noite pensando em atividades da empresa.
  • Falta de foco – pequenas atividades diárias passam a se acumular por falta de planejamento ou esquecimento.
  • Perda de apetite – pular refeições ou ausência de fome por conta do envolvimento com as atividades realizadas.
  • Sintomas físicos – em casos mais graves pode ocorrer dor no peito, palpitações cardíacas, falta de ar, dor gastrointestinal, tontura, desmaios ou dores de cabeça. Vale sempre procurar

Além destes fatores, outros como a ansiedade, depressão e raiva também devem ser observados.

Mas como ajudar a equipe? Para evitar estes casos de afastamento por conta destas situações vale ficar atento a produtividade da equipe. Colaboradores que não desligam nunca, enviando e-mails em horários extremos ou que apresentam irritabilidade em questões simples, devem ser avaliados. Criar uma rotina positiva, com ações de engajamento social e promover a união do grupo também vale a pena. Promover ações diferenciadas também é fundamental.

O gestor cada vez mais tem que estar atento ao dia a dia da operação, a fim de detectar estas situações e buscar apoio do RH assim que perceber que algum membro da sua equipe pode estar no limite.

Neste momento que estamos passando, cada vez mais somos um só. Cuide bem da sua equipe!

Você também pode gostar