Como estruturar uma ação de Gamificação em seus eventos.

Gamificação
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Continuamos presos na “Caverna do Dragão” de 2020 e ainda não é possível imaginar quando os eventos voltaram a ser presenciais. O maior desafio deste cenário é fazer com que os participantes interajam e ainda mais, absorvam as key messages que você pretende passar ou seja, ação de Gamificação.

Outro ponto crítico é o cansaço que as ações virtuais estão gerando. Vistas como solucionadoras num primeiro momento, as lives já não geram mais tanta atração como no começo da pandemia.

Muito conteúdo e pouca / nenhuma interação, essas são algumas das questões apontadas pelos participantes. Uma outra questão que está sendo crítica é como cobrar estes eventos, já que muitos dos conteúdos trabalhados em eventos se encontra à disposição na Internet.

Uma solução é utilizar técnicas de Gamificação para estes eventos. Muito populares nas empresas e para outros tipos de ação, organizar uma estratégia de gamificação é muito importante para conseguir um bom resultado.

Vamos dar algumas dicas para que você crie uma Ação inesquecível no seu evento:

  • Defina seus objetivos.

Ter claro seu objetivo principal e secundário é essencial para conseguir desenhar um plano de gamificação que atenda todos os públicos. Uma ideia que funciona muito bem é criar um jogo baseado em pistas e cada palestrante/ atividade libera o acesso a uma nova pista, como uma charada. Pode formar uma frase, o nome de um produto ou até mesmo o nome do local onde será o próximo evento.

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  • Escolha um aplicativo

O mercado está repleto de soluções para ajudar você a desenhar seu evento. O importante neste caso é avaliar se está disponível em IOS e Android, se possui suporte durante o evento para que não tenha problemas e que mantenha os dados dos participantes em sigilo.

  • Defina o escopo do evento

Tendo claro qual o objetivo, desenhar seu evento para suportar a ação é estratégico para que não seja algo que pareça perdido no meio de uma apresentação. Você pode pensar em gamificar o evento todo ou somente algumas sessões, de acordo com seu interesse.

  • Crie regras

Você pode imaginar que não há necessidade, são todos adultos, mas quando estamos num momento de gamificação a criança interior aflora e nem sempre ela gosta de obedecer às regras do jogo. Ter clara e definida às regras pode evitar problemas futuros para o seu evento.

  • Escolha os prêmios

Uma ideia é ter pequenos prêmios para que o objetivo maior não se torne inatingível. Se você pensar em sessões, pode criar prêmios para as palestras de menor engajamento a fim de gerar mais público.

  • Divulgue o Jogo

Use as plataformas sociais da empresa ou do evento para divulgar a ação. Crie uma campanha específica para ela como apoio de branding ao evento. A ideia é que os participantes já saibam da ação antes do evento começar e já estejam engajados.

  • Celebre os ganhadores

Seja qual for a opção que você escolheu: muitas premiações ou somente uma única e grande, comemore com os campeões. Se houver possiblidade de enviar o prêmio e pedir que tirem fotos com seus vouchers/ prêmios para divulgação nas redes do evento, seria ideal. Você mantém o engajamento e ainda pode trazer novos públicos para sua base.

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