Como criar um calendário editorial para o seu marketing de conteúdo?
Uma das maiores dificuldades da área de marketing é como produzir um calendário editorial que seja realmente funcional e que atenda às necessidades da empresa. A primeira barreira para criar um calendário editorial é pensar como uma revista eletrônica, um jornal, ou seja, não tem o viés de uma publicidade gratuita. A ideia principal do marketing de conteúdo é trazer elementos da sua estratégia de forma mais próxima a sua audiência, deixando de lado o caráter publicitário e focando no informativo.
É sempre uma estratégia de médio e longo prazo, mesmo que pontualmente algumas ações possam gerar resultados imediatos.
Como criar um calendário editorial?
Esqueça receitas prontas, planners incríveis já prontos da Internet. Nem sempre este tipo de material atende a sua realidade e acabam por gerar expectativa e ansiedade para quem deve produzir.
A melhor ferramenta para auxiliar nesta tarefa é a criação de uma planilha que compreenda os seguintes tópicos:
- Título do conteúdo: lembre se de ter um head atrativo
- Tipo do conteúdo: pode ser um post, um infográfico, um ebook
- Persona para quem se destina e que parte da jornada ela está.
- Responsável pelo conteúdo: sempre bom ter o responsável.
- Data de entrega: prazo de entrega
- Canais: como será a divulgação
- Investimento: em caso positivo, qual rede.
- Data de Publicação: quando finalmente a matéria entra no ar
Isto é fundamental para que você consiga por exemplo dividir a informação em matérias separadas, tendo a oportunidade de abordar diversas vezes o mesmo tema.
Esta é uma excelente estratégia, porque você pode não só atrair outros leitores que não foram impactados por uma postagem única, como criar conteúdos de suporte para uma outra ação como um ebook ou uma live para discutir algum tema.
Um detalhe muito importante para aquelas empresas que possuem mais do que uma pessoa responsável pela produção do conteúdo é garantir que não tenha uma mudança de estilo, lembre-se que a comunicação é da empresa e não da pessoa que escreve, por isso se o responsável pela produção de conteúdo já encontrou a linguagem certa do consumidor, fique atento para que ela não seja alterada futuramente. Um bom leitor reconhece o estilo.
Seja qual for sua missão: sucesso! Construa seu estilo, desenvolva a linguagem e aguarde os bons resultados.
Escrever é um exercício diário e a gente só consegue trazer melhores resultados com planejamento e dedicação.