5 dicas de como congelar alimentos de uma forma prática e saudável
Em tempos de quarentena, muitos dos nossos hábitos devem ser adequados a essa nova rotina. A alimentação é uma das ações que mais afeta o dia adia das pessoas. Pensando nisso, você sabe como congelar alimentos de maneira a mantê-los nutritivos e saborosos?
As orientações de sair de casa apenas em extrema necessidade faz com que muita gente compre uma quantidade de alimentos que dê para mais dias do que o de costume. Entretanto alguns itens podem estragar antes de dar tempo de consumi-los. Para evitar o desperdício, o congelamento pode ser a solução.
Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Por isso, continue a leitura para conferir as nossas dicas. Vamos lá?
1. Utilize embalagens certas
Para tornar o dia a dia mais prático, prefira recipientes que podem ir do freezer ao micro-ondas, se for dessa maneira que você aquecerá os alimentos. Os potes de vidro são os mais indicados, pois são mais fáceis de higienizar. Os sacos plásticos também são ótimos porque não ocupam tanto espaço no congelador.
2. Entenda como armazenar
Antes de guardar no congelador, coloque etiquetas nos potes e nos sacos plásticos contendo o nome do alimento e a data do congelamento. Assim, você tem um controle maior e evita ingerir um alimento que está há mais tempo congelado do que o recomendado.
3. Congele pequenas porções
Sabia que depois que um alimento foi descongelado, ele não pode ser recongelado da mesma maneira? Por exemplo, se você descongelou 4 bifes, mas só preparou 3, não pode voltar aquele cru para o freezer. Entretanto você pode prepará-lo e, então, congelá-lo cozido. Para evitar que essa situação aconteça, congele os alimentos em pequenas porções.
4. Faça o branqueamento dos vegetais
Congelar vegetais pode ser muito prático no dia a dia e ajuda a manter uma alimentação mais saudável. Imagine seus legumes prontos em poucos minutos em um dia corrido. Ótimo, não é? Mas para isso é preciso fazer o branqueamento, que é um processo em que os nutrientes, o sabor, a cor e a textura são preservados da melhor maneira possível. Confira como fazer:
- higienize e corte os legumes;
- coloque-os em água fervente por alguns minutos, até ficarem ao dente;
- escorra-os e leve-os para uma tigela com água gelada e gelo até ficarem frios por completo;
- escorra-os novamente e embale em porções para levar ao congelador.
5. Saiba o modo de congelamento
Apesar de a maioria dos alimentos poderem ser congelados sem problemas, existem outros em que o congelamento não é recomendado ou que há indicações mais específicas. Confira alguns deles:
- frutas: ao serem descongeladas, ficam com textura alterada, porém podem ser usadas para fazer sucos. Se a sua intenção é essa, então congele-as já higienizadas e picadas;
- vegetais com muita água: ao descongelar, ficam moles. O tomate é um deles, mas pode ser aproveitado para fazer molhos;
- cremes e molhos com amido de milho ou farinha soltam água quando descongelados, mudando a aparência;
- iogurte, leite e creme de leite ficam talhados ao serem congelados;
- os ovos crus não devem ser congelados na casca, pois estouram. Coloque-os em potes.
Gostou das nossas dicas? Então nos siga em nossas redes sociais. Lá você fica por dentro de tudo o que acontece no Experience Lounge e muito mais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.