Como atuar na gestão de conflitos

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O RH tem papel fundamental quando falamos em gestão de conflitos dentro das empresas e podemos dizer que é praticamente impossível não termos a necessidade de falarmos sobre o assunto. Se os conflitos já existiam no trabalho presencial, no trabalho online temos ainda mais necessidade de tratar do tema.

Afinal tivemos uma mudança no perfil dos colaboradores depois deste período de pandemia. A ideia de “ser o dono do próprio negócio” cresceu, uma vez que o trabalho em home office pede este tipo de postura por parte do colaborador, gerando uma maior independência do time.

Do outro lado cabe ao líder saber administrar todos os “donos” para que consigam chegar ao mesmo objetivo. A ausência do presencial neste aspecto criou um cenário complexo e trouxe para o RH uma série de conflitos que poderiam até ser facilmente solucionados no formato presencial, mas ganhou uma outra roupagem quando em home office.

Uma dica é identificar sempre que possível logo no início onde está o conflito ou problema. Se é algo pontual ou recorrente, e principalmente se envolve também o público externo: clientes, fornecedores e outros, o que pode tornar ainda mais crítico.

Após esta análise, fundamental ouvir todos os lados da questão para entender qual o melhor caminho a seguir, buscando sempre a neutralidade na tomada de decisão.

Uma excelente ação para se antecipar aos conflitos é a realização de eventos como o Team Building, onde os colaboradores são motivados a trabalhar em grupo, criando assim uma nova dinâmica entre os membros e já solucionando possíveis futuros conflitos.

Outro ponto é ter um especialista neste tema dentro da equipe de RH, assim a empresa cria não só um elo de contato com o time, como fica mais fácil fazer a gestão de possíveis outros problemas.

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