Como atrair os melhores talentos?

talento
2 minutos para ler

No tempo das vagas secretas, onde quase todas as informações são sigilosas como salário, empresa, local de trabalho, o candidato se sente entrando num jogo como Round 6, sem saber exatamente o que vai acontecer e as empresas perdem a oportunidade de atrair os melhores talentos.

Em alguns casos é realmente necessário que seja assim, para vagas estratégicas que ainda não foram abertas, mas o que tem ocorrido com uma certa frequência é utilizar deste formato para todos os tipos de vagas.

E a consequência disto é que muitas vezes alguns profissionais acabam por não se candidatar ou mesmo não se disponibilizar a passar por este processo tão “secreto”.

Ao final estas vagas acabam por atrair um número grande de candidatos, mas sem a qualificação esperada, gerando um trabalho muito grande ao selecionador conseguir realizar os filtros necessários para entender qual o melhor perfil.

Sabendo disso, vamos dar umas dicas para que você não caia na armadilha do secreto e possa ter os melhores talentos para realizar sua escolha:

  • Use e abuse das redes sociais:  Fique atento não só ao LinkedIn do candidato, mas também fóruns da área, grupos de profissionais que possam estar em outras redes, é muito bom para conhecer o seu prospect e construir reputação também.
  • Abuse do Q.I: a indicação ainda é um bom caminho e contar com a ajuda de seus colabores pode facilitar e muito uma vez que ele já conhece o perfil da empresa, valores, forma de trabalho e pode indicar alguém cujo perfil atenda não só as necessidades técnicas, mas já esteja mais alinhando com a cultura organizacional acelerando a adaptação.
  • Promover eventos online:  é muito bom quando a empresa tem esta disponibilidade de atrair novos leads que já demonstraram algum interesse pela companhia.
  • Utilize ferramentas de suporte: sempre que possível é muito bom contar com o apoio de empresas especializada nesta atividade, de fato é um ganho precioso de tempo. Elas normalmente já possuem um banco de talentos e podem ter algumas opções para atender suas necessidades de forma rápida e assertiva.

Seja qual sua necessidade lembre-se de se colocar no lugar do candidato e imaginar se você responderia a um tipo de vaga como a que você está divulgando.

Boa sorte!

Você também pode gostar