Dicas de como conquistar clientes B2B

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Você já se perguntou o que são clientes B2B? A abreviação vem do inglês business to business, que quer dizer “negociação de empresa para empresa”. De forma prática, é quando uma corporação vende para outra, a exemplo das indústrias farmacêuticas, que compram insumos e matérias primas para a produção de medicamentos. Após fazerem os processamentos, vendem para as distribuidoras os remédios prontos.

Portanto, diferente do que acontece com o B2C (business to consumer), cujo objetivo é realizar a venda para o cliente final, o B2B faz negócios entre empresas. Conquistar esse cliente pode ser um grande desafio, já que esses compradores costumam ser mais exigentes em diversos aspectos. Mas, é possível ganhar a confiança deles com ações de marketing bem estruturadas.

Pensando nisso, preparamos para você as dicas abaixo de como conquistar clientes B2B. Acompanhe!

Mantenha uma rede de contatos

As negociações com os clientes B2B costumam acontecer por indicações de outros fornecedores ou parceiros, por isso, manter uma eficiente rede de relacionamentos é fundamental para garantir a entrada nessas empresas e conquistar o espaço nas cotações de bens e serviços.

Geralmente, existe um departamento de compras com profissionais responsáveis pela aquisição de determinados itens. É importante identificar essas pessoas e criar estratégias para que a sua marca seja sempre lembrada por elas de forma positiva.

Com isso, você fidelizará o comprador, o que é excelente quando se trata de clientes B2B, já que eles tendem a fazer compras de forma periódica, rendendo grande vantagem competitiva para a empresa.

Participe de eventos de terceiros

Como já mencionamos, ser lembrado é muito importante. Por isso, participar de eventos de parceiros e de outros públicos é ideal para fortalecer os laços, ser lembrado e reconhecido como referência na sua área de atuação.

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Aproveite esses encontros para distribuir cartões de visita e outros materiais que possam elucidar sobre o seu negócio e como ele pode colaborar com soluções para a outra empresa.

Realize seus próprios eventos

Participar dos eventos de parceiros é ótimo, mas, para reforçar ainda mais a sua marca e conceder uma boa experiência para os seus clientes, fazer os seus próprios eventos é a estratégia de marketing de relacionamento ideal!

Aproveite esse momento para mostrar os seus diferenciais de mercado, conceder vantagens e encantar o cliente com experiências únicas e marcantes.

Frequente espaços de coworking

Os escritórios compartilhados, também chamados de coworking, são locais ideais para conhecer novas pessoas, fazer prospecções e ainda fechar excelentes negócios.

Esses ambientes ainda rendem ótimas indicações, o que contribui para o fortalecimento da sua rede de relacionamentos, aumentando ainda mais as chances de indicações que podem render boas vendas.

Como vimos, conquistar clientes B2B é possível com determinação e estratégias de marketing de relacionamento bem estruturadas e contínuas. Para que as ações tenham sucesso, é fundamental conhecer a fundo a empresa e saber quem é o tomador de decisões, além de entender que cada cliente é único.

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