Veja agora como organizar um calendário de endomarketing!

calendário de endomarketing
4 minutos para ler

O marketing interno, voltado para o engajamento de colaboradores, tem sido uma das grandes tendências atuais nas empresas. Por isso, criar um calendário de endomarketing se torna necessário para organizar de forma adequada as estratégias anuais desse setor.

Neste artigo, vocês vão entender a importância desse tipo de planejamento, além das melhores práticas para montar um calendário de ações para o público interno. Boa leitura!

Qual é a importância de planejar eventos de endomarketing?

No cenário corporativo, vemos que as estratégias que conseguem maior eficiência começaram com um planejamento sólido. Não é diferente com o endomarketing.

Ações de marketing têm o poder de engajar os profissionais da empresa e fortalecer a relação entre a marca empregadora e as equipes. No entanto, é importante que elas sejam pensadas com base na análise do público-alvo, dos recursos orçamentários e das possibilidades de inovações.

Em seguida, montar um calendário de endomarketing vai ser o caminho para que a gestão não deixe de lado nenhum momento importante e aproveite todas as oportunidades de estreitar os laços interpessoais na empresa.

Quais são as melhores práticas para organizar um calendário de endomarketing?

Que tal algumas dicas para estruturar um calendário de endomarketing? Separamos para vocês alguns passos que devem ser dados na direção de uma estratégia de sucesso. Confiram!

Observação das necessidades dos colaboradores

Eventos corporativos voltados para o público interno podem ter diversos objetivos. Por exemplo, podem ter foco em treinamento e team building. Também podem ter um caráter de confraternização ou serem um momento de compartilhamento e celebração de resultados com a equipe.

Por isso, para criar um calendário equilibrado de eventos, é necessário observar quais são as necessidades dos colaboradores e da gestão. Assim, o RH consegue promover momentos adequados para o momento vivido pela instituição.

Identificação de datas relevantes

A organização pode aproveitar diversas datas comemorativas para promover eventos corporativos ou ações de endomarketing. No entanto, é interessante explorar também outros momentos do ano.

O encerramento de um semestre, por exemplo, pode ser um momento ideal para um evento de alinhamento e compartilhamento de metas alcançadas. O mesmo acontece no início do ano, em que é importante reunir as equipes para um direcionamento geral e uma dose extra de motivação.

Elaboração de ações diferenciadas

Estruturar um calendário de endomarketing é a oportunidade de fugir do óbvio e colocar na estratégia anual eventos que sejam diferenciados para o público interno. Afinal, com o planejamento prévio, é possível inovar muito mais.

Atualmente, é possível encontrar espaços de eventos corporativos que oferecem experiências diferenciadas para os times de talentos, proporcionando momentos marcantes para os profissionais.

Divulgação do calendário

Por fim, é fundamental fazer uma divulgação eficiente do calendário de endomarketing, principalmente para os gestores. Dessa forma, eles podem alinhar compromissos específicos da equipe e evitar que um time fique de fora de momentos importantes da organização.

Divulgar o calendário para os colaboradores se torna também uma forma de motivar os profissionais e mostrar que a empresa valoriza esses eventos de integração.

Esperamos que este conteúdo ajude vocês com a elaboração de um calendário de endomarketing bem estruturado e inovador. Ele, com certeza, é o pontapé inicial para um ano de engajamento e clima organizacional saudável.

Por falar em inovação, separamos outro artigo que vai mostrar quais ações inovadoras vocês podem adotar na estratégia de marketing interno. Confiram!

Você também pode gostar