Boa notícia: a semana tem 04 dias

04 dias
3 minutos para ler

Uma tendência que tem cada vez mais ganho espaço nas empresas é a adoção da semana de 04 dias.

A experiência começou na Europa, mais precisamente na Islândia, que entre 2015 e 2019 reduziu a jornada de trabalho para 36 horas úteis. Os resultados foram muito positivos, com funcionários mais produtivos, engajados e melhores resultados para as empresas.

Oficialmente os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro país do mundo a adotarem, integralmente, a semana de 4 dias úteis. A jornada de trabalho de 36 horas semanais entrou em vigor em janeiro deste ano, para todos os órgãos públicos, inclusive o banco central; para as empresas privadas, a iniciativa é facultativa. 

Atualmente no Reino Unido, por exemplo, mais de 3 mil trabalhadores em 60 empresas já começaram os testes para jornada menor entre junho e dezembro. O teste-piloto está sendo conduzido pelas universidades de Oxford e Cambridge, em parceria com a Boston College nos EUA.

Na Bélgica se considera que a jornada de quatro ou cinco dias deve ser uma opção do trabalhador, desde fevereiro – os belgas trabalham por 38 horas semanais, com a possibilidade de fazer 45 horas em uma semana e reduzir a jornada na seguinte.

Já nos Estados Unidos o sonho da semana de 4 dias úteis está mais próximo do que se imagina, pelo menos para os moradores da Califórnia, que está próxima de votar esta medida. A iniciativa é tentar diminuir o número de pedido de demissões

Aqui no Brasil a legislação brasileira estabelece que a jornada de trabalho é de até 40 horas por semana e, por ora, não há proposta para alteração da lei.

Mas, com a flexibilidade proporcionada devido à pandemia e a adoção do trabalho híbrido por muitas empresas, a possibilidade de trabalhar apenas quatro dias por semana pode ser um novo sonho brasileiro não tão distante.

Algumas empresas já vêm seguindo a tendência mundial. Um exemplo é a empresa de produtos pet Zee.Dog, que adotou a medida desde março de 2020. Os colaboradores têm uma pausa no meio da semana, às quartas-feiras. O mesmo acontece com as startups Winnin, AAA Inovação e Crawly e Shoot que implantaram também a semana de quatro dias úteis.

Será que este modelo vale para a minha empresa? Vale realizar uma pesquisa interna, buscar uma consultoria para avaliar a produtividade, clima organizacional e também saúde mental, afinal quanto mais informações é melhor para se basear em uma decisão como esta.

Você também pode gostar

Deixe um comentário