Alimentos em pandemias: 4 itens para ter em casa durante a quarentena
Nos tempos de incerteza em que estamos vivendo com o coronavírus, nos resta seguir algumas práticas saudáveis e até mesmo estratégicas para superar a doença e a quarentena. Uma delas está ligada diretamente à alimentação. Afinal, além dos alimentos em pandemias contribuírem para aumentar a nossa imunidade, podem também garantir um abastecimento mais prolongado para as nossas necessidades diárias.
Se você se preocupa com sua saúde e seu bem-estar, sem dúvidas este post será bastante informativo e útil. Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto as dicas! Podemos começar?
1. Grãos e cereais
Entre os alimentos em pandemias mais indicados a se fazer um estoque, destacam-se os grãos e cereais. Afinal, comidas desse tipo se preservam por longas datas, têm um rendimento bem alto, contam com uma infinidade de receitas que podem ser utilizadas no dia a dia e, claro, são riquíssimas em nutrientes e vitaminas.
Como dica essencial, vale destacar o nosso indispensável feijão e arroz. Rica em ferro e carboidrato, respectivamente, essa combinação faz parte da dieta de grande parte da população brasileira e pode ganhar versões especiais durante a quarentena. Isso, porque há uma infinidade de tipos desses grãos, cada qual com sabores e receitas diferentes.
Além deles, grão de bico, lentilha, ervilha, aveia, gergelim, linhaça e muitos outros grãos podem garantir estoques mais prolongados e saudáveis de alimentos em pandemias.
2. Frutas e hortaliças
Apesar de terem um prazo de validade mais curto, as frutas e hortaliças são essenciais como alimentos em pandemias e, por isso, são indispensáveis em uma dieta cotidiana. Folhas verdes costumam ser ricas em ferro, cálcio e fibra, enquanto as mais claras ajudam a repor diversas vitaminas e fósforo.
Já as frutas também compõem uma verdadeira “farmácia natural” e a inclusão delas nas refeições pode ser fundamental para o organismo. Em tempos de coronavírus, que apresenta sintomas semelhantes aos de uma gripe, a atenção à reposição de vitamina C pode ser redobrada. Para isso, limão, laranja e tangerina são exemplos que não podem faltar na cesta.
Por fim, não podemos esquecer que, por se tratarem de alimentos frescos, é fundamental se atentar à higienização antes do consumo, ok?
3. Legumes
Assim como as frutas e hortaliças, os legumes são parte fundamental das refeições durante a quarentena. Aproveite o momento para incluir esse tipo de alimento nos pratos, e por que não testar algumas receitas novas? Para servir como inspiração, fazer compotas pode ser uma alternativa saborosa e capaz de aumentar a validade da comida.
Reforçamos a importância da higienização correta desses alimentos em pandemias e, se possível, do cozimento adequado antes do consumo.
4. Carnes
As carnes também representam uma fatia importante das nossas necessidades diárias, ainda mais em momentos de quarentena. Especialmente ricos em proteínas, esses alimentos também contam com uma infinidade de possibilidades na mesa, podendo ser cozidos, assados, grelhados ou fritos.
Como conselho imprescindível, tanto para o armazenamento mais adequado como para o consumo mais seguro, é fundamental saber como congelar ese tipo de alimentos em pandemias. Afinal, são extremamente perecíveis e podem até trazer riscos à saúde, quando não preservados corretamente.
Enfim, esses são alguns exemplos de alimentos em pandemias que podem ser fundamentais, tanto para o aumento da sua imunidade quanto como parte estratégica para um estoque mais prolongado durante a quarentena. Em tempos tão incertos, cuidar de nossa saúde é papel essencial de cada um de nós.
Curtiu? Então compartilhe o post em suas redes e marque outras pessoas para se informarem e seguirem essas boas práticas durante a pandemia.