Agile marketing, você precisa conhecer isso
Agile Marketing é a adaptação das metodologias ágeis, nascidas no universo do desenvolvimento de softwares, para a área de marketing. Trata-se de um conjunto de valores, princípios e ações que tornam as estratégias mais eficientes e adaptáveis às mudanças do mercado.
No mundo de hoje o tempo é mais escasso dos recursos. A tecnologia tornou o ontem muito mais perto do que a gente pensava. Atuar com o marketing tradicional, com planejamentos anuais estáticos, baseados no calendário do varejo já não atendem aos anseios do consumidor moderno.
E como resolver este impasse? A resposta vem das metodologias Ágil ou Agile, oriundas da área de tecnologia e que trazem uma nova forma de entender o marketing.
A primeira diferença é ver a campanha como um projeto e nesse sentido não existe mais a rigidez das campanhas de marketing tradicional, com seus cadernos de 30 páginas para apresentação de uma ideia, assim como mudanças de rota são mais rapidamente incorporadas ao escopo inicial do projeto.
Deste modo as campanhas passam a ser analisadas como pequenos projetos dentro de um todo e com foco no cliente. As ações de marketing passam a ser executadas em etapas menores, gerando aprendizado para a próxima fase. Extremamente necessário se pensarmos em atuar com redes sociais.
Outra vantagem é a maior interação entre as equipes, uma vez que a figura da hierarquia também não se encaixa neste modelo, já que a responsabilidade pela entrega é partilhada entre todos.
Com entregas em menores prazos, os resultados também passam a orientar todas as equipes envolvidas: marketing, vendas, tecnologia entre outras.
O principal ganho de um projeto realizado através desta metodologia é o aprendizado.
Uma das grandes vantagens ao se adotar metodologias Agile em sua empresa é o ganho de performance.
As 03 principais metodologias Agile conhecidas são:
SCRUM – conhecida como a metodologia GOOGLE, se adapta a diversos projetos.
Kaban -a mais antiga metodologia, criada pela Toyota em 1960 para organizar os fluxos de trabalho nas fábricas.
Lean – também criada pela Toyota foi criada após a Segunda Guerra Mundial e tinha como objetivo reduzir os desperdícios de tempo, dinheiro e recursos na indústria.
Vale a pena conhecer cada uma delas e escolher qual a melhor para atender a sua necessidade e do seu time.